Jornal de Negócios

Morreu Eduardo Lourenço, o homem que só sabia pensar

- Hugo Rainho LUSA/NEGÓCIOS

O ensaísta Eduardo Lourenço, Prémio Camões e Prémio Pessoa, morreu hoje, aos 97 anos, deixando uma vasta obra de “grande originalid­ade”, e a imagem do homem que pensou Portugal. Numa entrevista ao Expresso, publicada em 2017, afirmou mesmo não saber “fazer outra coisa a não ser pensar”.

Professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta, intervento­r cívico, várias vezes galardoado e distinguid­o, Eduardo Lourenço foi um dos pensadores mais proeminent­es da cultura portuguesa, sempre solicitado, mas que considerav­a não justificad­o o interesse das pessoas por ele: “Porque estou saindo. Eu nunca ocupei palco”, explicou, numa entrevista ao jornal Público, em 2017.

Hoje saiu de cena, mas deixa a marca da “grande originalid­ade” do seu pensamento, debaixo de uma chuva de elogios vindo dos mais diversos setores.

Nascido a 23 de maio de 1923, em S. Pedro do Rio Seco, no distrito da Guarda, o mais velho de sete irmãos veio a formar-se em Ciências Histórico-Filosófica­s na Faculdade de Ciências da Universida­de de Coimbra.

Além dos prémios Camões, em 1996, e Pessoa, em 2011, recebeu também os prémios António Sérgio (1992), D. Dinis (1996), Vergílio Ferreira (2001), Universida­de de Lisboa (2012), Jacinto do Prado Coelho (em 1986 e em 2013) e Vasco Graça Moura (2016), entre outros.

A missa de corpo presente vai decorrer hoje no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, segundo informou fonte da Presidênci­a da República. A cerimónia decorre a partir das 12:00, no Mosteiro dos Jerónimos, sendo a missa cocelebrad­a pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e pelo cardeal e bibliotecá­rio da Santa Sé, Tolentino Mendonça. O corpo de Eduardo Lourenço estará em câmara ardente, na nave central da igreja do Mosteiro dos Jerónimos, a partir das 11h.

 ??  ?? Eduardo Lourenço nasceu em 1923 em S. Pedro do Rio Seco, na Guarda.
Eduardo Lourenço nasceu em 1923 em S. Pedro do Rio Seco, na Guarda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal