Jornal de Negócios

Corte nos subsídios de desemprego cai já

- DAVID SANTIAGO dsantiago@negocios.pt CATARINA ALMEIDA PEREIRA catarinape­reira@negocios.pt

O primeiro-ministro anunciou no Parlamento que a partir do próximo dia 1 de Junho começará a ser revertido parcialmen­te o corte de 10% aplicado aos subsídios de desemprego mínimos. Costa anunciou que o corte aos subsídios de desemprego mais baixos será revertido a partir de Junho.

Oprimeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que a partir de 1 de Junho começará a ser gradualmen­te revertido o corte de 10% aplicado aos beneficiár­ios dos subsídios de desemprego mais reduzidos. À boleia do momento positivo da economia nacional, e com o objectivo de “ir melhorando as condições de vida” da população portuguesa, António Costa revelou que no início de Junho o Governo vai “reverter parcialmen­te esse corte [de 10%] no subsídio de desemprego com a introdução de uma norma travão para que esse corte não coloque ninguém abai- xo do limiar do indicador do apoio social”. O Ministério do Trabalho, Solidaried­ade e Segurança Social estima que esta medida abranja “cerca de 58% dos beneficiár­ios de subsidio de desemprego”. O primeiro-ministro referia-se à medida adoptada, em 2012, pelo anterior Governo, que implicou que as prestações de desemprego iniciadas a partir dessa altura sofressem um corte de 10% seis meses após o beneficiár­io ter começado a rece- ber o subsídio de desemprego. Esse corte abrangia todos os subsídios, mesmo os mais baixos, incluindo os de valor equivalent­e ao Indexante de Apoios Sociais (IAS), cujo valor em 2017 está fixado nos 421,32 euros. A garantia dada por António Costa surgiu em resposta à intervençã­o feita por Jerónimo de Sousa no debate quinzenal de ontem. O secretário-geral comunista instou Costa a rever este corte, consideran­do “urgente” a reversão de uma medida cujos efeitos agravam a desigualda­de. “Era importante dar uma melhor resposta na prestação de apoios aos desemprega­dos”, disse Jerónimo. O fim do corte de 10% no subsídio de desemprego – embora para todos os beneficiár­ios – tinha já sido colocado em cima da mesa pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP com vista ao Orçamento do próximo ano.

 ?? Bruno Simão ?? Os beneficiár­ios dos subsídios de desemprego mais baixos deixarão de sofrer um corte de 10% a partir de Junho.
Bruno Simão Os beneficiár­ios dos subsídios de desemprego mais baixos deixarão de sofrer um corte de 10% a partir de Junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal