Jornal de Notícias

Professor exigia 50 mil para não matar familiar de diretor

Ponte de Lima Detido em flagrante pela GNR quando foi recolher o dinheiro a uma sala de aulas da Academia Fernandes Fão

- Ana Peixoto Fernandes e Elsa Touceira* policia@jn.pt * COM ALEXANDRE PANDA

Um professor de música, de 31 anos, foi detido em Ponte de Lima pela GNR. É suspeito de tentar extorquir 50 mil euros ao diretor-geral do mesmo estabeleci­mento de ensino onde trabalha. A sua advogada fala num “ato de desespero”.

A detenção ocorreu na terça-feira, cerca das 13.45 horas, no polo da Academia Fernandes Fão. O docente, Duarte Carvalhosa, que exercia também funções de diretor pedagógico, enviou um email de uma conta de correio fictícia, ameaçando “assassinar um familiar” do diretor-geral, caso este não lhe entregasse o dinheiro. O suspeito, natural de Ponte de Lima, acabou por ser detido quando foi buscar o dinheiro a uma sala de aula, o local previament­e combinado para a entrega. O diretor-geral da escola tinha denunciado em finais de outubro a situação de que era vítima.

Após a detenção, a GNR efetuou buscas no local de trabalho do suspeito, na sua residência e no seu veículo, tendo as mesmas resultado na apreensão de dois computador­es portáteis, um computador de secretária e um telemóvel.

O professor prestou ontem à tarde depoimento perante o procurador do Ministério Público (MP) do Tribunal Judicial de Caminha, de onde saiu com termo de identidade e residência como única medida de coação. À saída, esquivou-se a prestar declaraçõe­s. A sua advogada, apesar de assumir a mesma postura, acabou por comentar aos jornalista­s que a abordaram que o professor entendeu falar ao MP e explicou, aludindo às possíveis causas do seu comportame­nto, que este “não tem problemas financeiro­s”, mas que, “por vezes, as pessoas cometem atos de desespero”. Referiu também que a situação “não é bem o que parece”.

A academia de música tem estado envolvida em polémicas, relacionad­as com dificuldad­es financeira­s que têm provocado o atraso no pagamento de salários aos professore­s, incluindo o que foi agora detido. No entanto, como frisou a advogada, o suspeito não terá problemas financeiro­s e, de acordo com o que o JN apurou, o móbil da extorsão poderá ter a ver com a atividade empresaria­l do indivíduo, que explora salas de estudo. As investigaç­ões continuam

No polo de Ponte de Lima da Academia, a comunidade escolar foi surpreendi­da com a notícia do caso envolvendo Duarte Carvalhosa, tido como um docente “exemplar”, que sempre manteve boas relações com colegas e alunos. Muitos não entendem o que o levou a chantagear o diretor. O suspeito, casado e com um filho, entrou para a Academia de Música Fernandes Fão em 2007, quando abriu o polo limiano, e manteve-se na direção pedagógica desde então. É, ainda, maestro de uma banda filarmónic­a no concelho de Vila Verde.

 ??  ?? Duarte Carvalhosa era tido por colegas e alunos como um professor ”exemplar”
Duarte Carvalhosa era tido por colegas e alunos como um professor ”exemplar”
 ??  ?? Sede da academia em V.
P. de Âncora
Sede da academia em V. P. de Âncora
 ??  ?? Suspeito foi detido em Ponte de Lima
Suspeito foi detido em Ponte de Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal