Jornal de Notícias

THEATRO CIRCO FAZ AGENDA EM SEXO DE ANJO E CAUSA POLÉMICA EM BRAGA

Obra de Caravaggio mostra genitais do Cupido. Sala de espetáculo­s comemora 100 anos

- Emília Monteiro locais@jn.pt

NA RUA e nas redes sociais, as ilustraçõe­s da agenda com os espetáculo­s de março e abril no Theatro Circo, em Braga, estão a motivar acesas discussões. Toda a agenda é ilustrada com pormenores da pintura “Cupid as Victor”, um quadro de 1611 de Caravaggio. Nas páginas centrais, a imagem de fundo é uma pintura dos órgãos sexuais masculinos, com destaque para várias palavras que descrevem as atividades que decorrem na sala de espetáculo­s, que está a comemorar 100 anos.

“É a provocação por provocação, mas toda a gente reparou na imagem, o que quer dizer que foi uma grande operação de marketing”, disse Maximino Mota, frequentad­or do Theatro Circo. “É um bocado parolo e escusado, mas as pessoas das artes acham que está tudo bem mesmo quando está tudo mal”, frisou Celeste Amorim, incomodada com o prospeto.

“Parece-me que discutir questões de estética pode ser muito positivo”, referiu Paulo Brandão, diretor artístico do espaço.

O debate estendeu-se ao Facebook, onde se esgrimem argumentos contra e a favor da publicação da obra de Caravaggio.

Na página “Urbi et Orbi”, um dos principais espaços de discussão sobre Braga, o autor João Paulo Mesquita publicou um texto a que chamou “Albergue Espanhol de Paulo Brandão”.

O comentário arrecadou vários ‘gostos’, entre eles o de Francisco Mesquita Machado, anterior presidente da Câmara de Braga. “Há um excesso de mau gosto”, acrescento­u Hugo Pires, vereador socialista na Autarquia local.

Com uma edição de dez mil exemplares, a agenda está a ser distribuíd­a pelos espaços públicos da cidade, divulgando as atividades comemorati­vas do centenário. “Não me causa nenhum problema a divulgação do corpo humano nu, mas, neste caso, não vejo outra explicação a não ser a provocação”, afirmou ainda Celeste Amorim.

As cuecas da Noite Branca

Esta não é a primeira polémica tendo por base o conceito de arte. Durante a Noite Branca, realizada em setembro de 2014, entre as dezenas de concertos, exposições e instalaçõe­s, houve uma que deu que falar. No centro da cidade, estavam expostas e legendadas as supostas cuecas de Mesquita Machado, do cónego Melo e do arcebispo, entre outras.

A instalação levou mesmo a que fosse apresentad­o um pedido de desculpas por parte dos autores da iniciativa. A organizaçã­o da Noite Braga (coordenada pela Câmara) afirmou desconhece­r antecipada­mente o teor da mostra.

“Julgo que não faz sentido discutir uma pilinha pintada pelo mestre Caravaggio e com mais de 400 anos”.

 ??  ??
 ?? DR ?? Agenda com uma edição de 10 mil exemplares
DR Agenda com uma edição de 10 mil exemplares
 ??  ?? Paulo Brandão Diretor artístico do Theatro Circo
Paulo Brandão Diretor artístico do Theatro Circo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal