Jornal de Notícias

Contas do Vaticano mais transparen­tes

Decreto do Papa reformula todo o setor económico da Santa Sé

- Francisco Pedro sociedade@jn.pt

O PRIMEIRO passo para tornar mais transparen­tes as instituiçõ­es que gerem os dinheiros do Vaticano já foi dado, com a publicação de um decreto papal que reformula o setor económico da Santa Sé. O segundo deverá ser conhecido em breve, logo que estiverem concluídas as negociaçõe­s com o Governo italiano para abolição do sigilo bancário para efeitos fiscais das contas do Instituto para as Obras de Religião (IOR), o chamado banco do Vaticano. O IOR esteve envolvido em várias polémicas financeira­s e enfrenta há anos uma pressão internacio­nal crescente para abandonar a sua reputação de paraíso fiscal.

O Papa prometeu mudanças nesta área e está a cumprir. Em fevereiro, assinou um decreto papal com os estatutos dos novos órgãos responsáve­is pelo setor económico da Santa Sé – Conselho para a Economia, Secretaria para a Economia e Gabinete do Revisor Geral.

O primeiro-ministro italiano também anunciou para breve um acordo sobre a troca de informaçõe­s fiscais entre o Vaticano e o Governo para combater a evasão fiscal, o que irá acabar com o secretismo financeiro que pairava sobre o banco do Vaticano.

Para o porta-voz da Conferênci­a Episcopal Portuguesa as reformas promovidas por Francisco enquadram-se num objetivo que deve ser comum em toda a Igreja: “Transparên­cia e rigor no uso dos bens, de modo a servirem a missão da Igreja”.

Em Portugal, e ao contrário do que se passa no Vaticano, o Santuário de Fátima mantém em segredo as suas contas, desde 2006, ano em que deixaram de ser divulgadas publicamen­te.

 ?? REUTERS/STEFANO RELLANDINI ?? Papa Francisco quer acabar com o secretismo em que estão envoltas as contas do Vaticano.
REUTERS/STEFANO RELLANDINI Papa Francisco quer acabar com o secretismo em que estão envoltas as contas do Vaticano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal