Jornal de Notícias

Feira de emprego atrai seis mil estudantes

Secretário de Estado diz que estágios profission­ais são eficientes no combate ao desemprego jovem

- Hermana Cruz hermana.cruz@jn.pt PEDRO CORREIA / GLOBAL IMAGENS

EM PORTUGAL, a taxa de desemprego dos jovens ainda se situa nos 34%, segundo números ontem adiantados pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira. Por isso, não é de estranhar que se esperassem seis mil estudantes, de vários pontos do país, na 15ª edição do Porto de Emprego, realizada na Faculdade de Economia.

“O desafio que vos coloco é que não esperem pelo final do vosso curso para desenvolve­rem ações de contacto com as empresas”, aconselhou o governante, ao inaugurar oficialmen­te um certame que termina hoje às 19 horas e que visa precisamen­te promover a relação entre os alunos e o mercado de trabalho.

Para o efeito, participam no Porto de Emprego 41 instituiçõ­es, ora divulgando ações de formação e recrutamen­to ora ofertas de estágio. “Cerca de 70% dos 55 mil jovens que, em 2012, estavam em estágios profission­ais, ao fim de nove meses estavam a contribuir ativamente para a Segu-

Porto de Emprego

Participam na 15.ª edição do Porto de Emprego 41 entidades, entre as quais a Caixa Geral de Depósitos e o Santander. O certame é organizado pela FEP Junior Consulting (FJC), em colaboraçã­o com o Serviço de Relações Externas e Integração Académica (SEREIA) da Faculdade de Economia da Universida­de do Porto.

Feira de mestrados

Em paralelo com o Porto de Emprego, a Faculdade de Economia do Porto organiza a Feira de Mestrados, que inclui mestrados de continuida­de, mestrados de banda larga e mestrados especializ­ados. rança Social”, destacou Octávio Oliveira, consideran­do, por isso, que os estágios profission­ais são eficientes.

“Alternativ­a muito forte”

Apesar disso, a taxa de desemprego jovem ainda só desceu 6% nos últimos anos. “Já foi de 40%. O desemprego é a principal preocupaçã­o do Governo”, assegurou o secretário de Estado.

Uma “alternativ­a muito forte” ao desemprego, segundo o provedor da Santa Casa de Misericórd­ia do Porto, António Tavares, é o setor social e de solidaried­ade que oferece um leque variado de setores que vai da saúde à educação e à proteção social.

Para potenciar essa via, Tavares anunciou a assinatura de um protocolo com a Faculdade de Economia que visa a criação de estágios.

 ?? ADELINO MEIRELES/GLOBAL IMAGENS ?? Certame na Faculdade de Economia termina hoje
ADELINO MEIRELES/GLOBAL IMAGENS Certame na Faculdade de Economia termina hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal