Jornal de Notícias

Andar na nuvem

-

Era uma vez um reino onde havia uns nobres que nada sabiam nem queriam saber e tinham mesmo raiva a quem sabia. Viviam na nuvem acima dos sacrificad­os mortais que, coitados, percebiam tudo e pasmavam perante tanta ignorância e falta de memória. Porque nisto do conhecimen­to e do saber das coisas, a memória tem muita importânci­a para quem quer ou está interessad­o em aceder aos patamares que permitem iluminar com outra clareza a verdade e o rigor dos factos que fazem a vida. Que, pelos vistos, não era o caso destes nobres.

Contudo, há sempre e cada vez mais a tal “nuvem”, para onde dizem que vai todo o conhecimen­to cibernétic­o e, pela complexa e difusa constituiç­ão deste, se torna progressiv­amente mais perigosa e esquiva a procura de quem pretende apurar a verdade e o rigor dos factos. Nem todos os comuns mortais do reino têm o privilégio de disfarçar a sua ignorância e falta de conhecimen­to na dita nuvem toda poderosa e capaz da apagar a memória e diluir responsabi­lidades, só alguns privilegia­dos que nela se movimentam com impunidade, rindo mesmo da ingénua expectativ­a dos que gostavam de ver ser feita justiça célere e eficaz a quem abusa de tanta falta de memória.

Dizem os arautos da notícia e concorda o comum dos mortais que o reino está corrompido e lembram o “Sermão de Sto António aos Peixes” do Padre António Vieira, quando fala do “sal e da terra” para impedir a corrupção, mas lembram também que já vão distantes essas palavras e hoje “a palavra” não tem o mesmo valor, dizem alguns que perdeu qualquer valor.

Mas há sempre quem acredite na capacidade de justeza do vento para limpar a nuvem destas impurezas e falhas de memória que tão perniciosa­s se tornam à vida do reino, dizem que é “fé republican­a” dos que defendem a liberdade e igualdade de direitos para todos e acreditam na justiça como forma de regenerar este fictício reino. Embora os leitores percebam que não é tão fictício, como simula a crónica.

 ?? GOMES FERNANDES Arquiteto e professor ??
GOMES FERNANDES Arquiteto e professor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal