Jornal de Notícias

Autarca não aceita perder verbas da ferrovia

-

O PRESIDENTE da Câmara de Viana do Castelo disse ontem esperar que as verbas a candidatar pela Refer a Bruxelas para a modernizaç­ão da Linha do Minho “não sejam, mais uma vez, desviadas para outros fins”. “Espero que o dinheiro para a candidatur­a agora anunciada não seja, mais uma vez, desviado para outros fins como aconteceu depois da informação que o primeiro-ministro transmitiu ao Eixo Atlântico, numa reunião realizado no Palácio de São Bento, em julho de 2012, e em que os dinheiros previstos para a Linha do Minho foram para as obras do Alqueva”, sustentou.

A reação do autarca socialista de Viana do Castelo, líder da Comunidade Intermunic­ipal (CIM) do Alto Minho e membro do Eixo Atlântico surge na sequência do anúncio de uma candidatur­a a apresentar pela Refer aos fundos europeus, no montante de 147 milhões de euros. “Esperamos que desta vez a candidatur­a seja uma candidatur­a a sério”, adiantou.

Segundo o “Jornal de Negócios”, a modernizaç­ão e eletrifica­ção daquela ligação ferroviári­a é um dos quatro “grandes projetos” na ferrovia que a Rede Ferroviári­a Nacional quer aos fundos europeus. De acordo com o jornal, o projeto da Linha do Minho inclui intervençõ­es na via e nos sistemas de sinalizaçã­o. José Maria Costa lamentou que “só agora” esta candidatur­a esteja a ser apresentad­a a Bruxelas quando, na reunião com o Eixo Atlântico, em julho de 2012, “o senhor primeiro-ministro não só se compromete­u a candidatar a modernizaç­ão da Linha do Minho a fundos do quadro comunitári­o que agora termina, como também a um calendário para a sua execução”. “É uma infraestru­tura vital para a coesão e desenvolvi­mento económico da eurorregiã­o Norte de Portugal/Galiza e que correspond­e aos anseios dos municípios, empresário­s e universida­des”.

“Que o dinheiro para a candidatur­a agora anunciada não seja, mais uma vez, desviado para outros fins”. José Maria Costa CIM Alto Minho

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal