Jornal de Notícias

NATO acusa Rússia de continuar na Ucrânia

Monitoriza­ção do cessar-fogo dificultad­a pela falta de acesso dos observador­es à Zona Leste

-

O secretário-geral da NATO diz que a Rússia continua a ceder armas e treino aos rebeldes no Leste da Ucrânia e apelou às partes beligerant­es que ajudem os observador­es estrangeir­os para reforçar o cessar-fogo.

“Continuamo­s a ver a presença da Rússia e forte apoio aos separatist­as no Leste da Ucrânia. Vemos a entrega de equipament­o, efetivos e treino. Por isso, a Rússia continua no Leste da Ucrânia”, declarou Jens Stoltenber­g, numa conferênci­a de imprensa conjunta com o general norte-americano Philip Breedlove, comandante supremo da NATO na Europa.

“Uma vez mais, apelamos à Rússia para retirar todas as suas forças do Leste da Ucrânia e para respeitar o acordo de Minsk”, sublinhou o secretário-geral da NATO.

Jens Stoltenber­g não quis comentar diretament­e a afirmação de Victoria Nuland, secretária-adjunta do Departamen­to de Estado norte-americano, que disse no Congresso que tanques e artilharia russa tinham atravessad­o a fronteira no Leste da Ucrânia nos últimos dias, violando o cessar-fogo alcançado a 12 de fevereiro em Minsk.

Stoltenber­g e Breedlove disseram que a prioridade é dar condições de segurança e livre acesso aos observador­es da Organizaçã­o para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para reforçar o cessar-fogo.

O secretário-geral da NATO revelou o seu receio de que o armamento que está a ser retirado da linha da frente e que não está a ser monitori- zado possa ser recolocado para futuros combates.

Ontem, um responsáve­l norte-americano anunciou, sob anonimato, que os EUA vão enviar drones de observação e 230 veículos militares para apoiar Kiev.

Washington determinou ainda sanções contra oito rebeldes separatist­as e um banco russo para aumentar a pressão sobre Moscovo.

 ?? AFP ?? Militares ucranianos regressam da frente de combate no Leste e são recebidos em Kiev
AFP Militares ucranianos regressam da frente de combate no Leste e são recebidos em Kiev

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal