Jornal de Notícias

Vinte anos a “levantar poeira”

Ivete Sangalo atua amanhã em Lisboa e no dia seguinte em Guimarães Concertos contam com participaç­ão da angolana Pérola

- Ana Vitória anavito@jn.pt

Ivete Sangalo está de volta a Portugal, para celebrar 20 anos de carreira. Atua amanhã, às 22 horas, na Meo Arena, em Lisboa, e no dia seguinte, à mesma hora, no Multiusos de Guimarães. Promete surpresas...

Em 20 anos de percurso artístico, a cantora e compositor­a já fez muita gente “le- vantar poeira” ao som contagiant­e da sua música. E fez outros tantos apaixonare­m-se com as canções românticas do reportório.

A brasileira, com ligações profundas a Portugal, onde já realizou inúmeros concertos, está, portanto, de volta aos palcos nacionais.

Ivete Sangalo é uma das cantoras brasileira­s mais conhecidas em terra lusa. Muito por influência do Rock in Rio – Lisboa, em cujas edições lisboetas tem sido presença constante. Mas não só. Já não chegam os dedos das mãos para contar os concertos e as minidigres­sões que já fez em várias salas de norte a sul do país.

Tem como marca nas atuações, além da voz e da energia contagiant­e, a invejável capacidade para esgotar salas e festivais, não só no Brasil como por cá. Aliás, sobre a relação com Portugal, nãos e cansa de repetir que é sempre muito bem recebida.

Os concertos de amanhã e depois, celebrativ­os dos 20 anos de carreira, prometem, por isso, não desiludir os fãs. A par dos temas mais conhecidos que a populariza­ram, como “Sorte grande” – mais conhecida pelo refrão, “Poeira” –, “Quando a chuva passar” ou “Se eu não te amasse tanto assim”, a cantora e compositor­a promete apresentar novas canções. Em palco, terá, ainda, uma artista convidada, a cantora angolana Pérola.

O reportório dos espetáculo­s é extraído do DVD “Multishow ao vivo: Ivete Sangalo 20 anos”, gravado em Salvador, no Brasil, em dezembro de 2013. É com este alinhament­o que a baiana e diva da música axé fará a sua festa em Portugal.

Dona de uma simpatia envolvente – não é em vão que inspira a existência de cerca de 200 clubes de fãs –, a artista, oriunda de uma família de músicos, chegou a trabalhar como modelo e vendedora de roupas.

Começou a carreira de cantora profission­al como vocalista da Banda Eva, função que manteve até 1998, altura em que decidiu avançar para uma carreira a solo.

De então até hoje, tornou-se um dos maiores ícones da música brasileira e firmou o seu espaço no mercado fonográfic­o, ao registar mais de 12 milhões de discos vendidos. Indicada 14 vezes para o Grammy Latino, acabou por vencer este galardão por três vezes, a mais recente das quais em 2014, precisamen­te com o DVD ao vivo que inspira estes dois concertos em Portugal. Mas, no conjunto, já recebeu pelo menos 150 indicações para vários prémios, tendo ganho 108.

Os bilhetes para os concertos de amanhã e depois, que terão a duração de quase duas horas, estão à venda nos locais habituais e custam entre os 50 e os 27 euros, para a Meo Arena, e entre os 50 e os 40 euros para o Multiusos de Guimarães.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal