Jornal de Notícias

TERRORISTA GALEGO QUERIA ASILO POLÍTICO

Condenado na Maia a pena suspensa por ter falsificad­o passaporte Relação analisa extradição para Espanha

- Nuno Silva nsilva@jn.pt

O galego procurado em Espanha para cumprir 11 anos de prisão, por terrorismo, alegou, ontem, no Tribunal da Maia, que o seu plano era viajar de Portugal para a Venezuela e ali pedir asilo político.

Héctor José Naya Gil, conhecido por “Koala”, de 33 anos, confessou ter sido o autor da falsificaç­ão do passaporte venezuelan­o com o qual pretendia embarcar para Caracas, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. O documento tinha a fotografia dele, mas alguns números estavam rasurados e a identidade era forjada, com o nome Hidalgo Marques.

Quando foi intercetad­o pelo Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF), encontrava­se também na posse do seu bilhete de identidade e da carta de condução verdadeiro­s.

Em tribunal, onde foi julgado em processo sumário apenas pelo crime de falsificaç­ão de documento e condenado a um ano de prisão, com pena suspensa por igual período, Héctor declarou ter escolhido como destino a Venezuela para pedir asilo político.

Na sentença foi mencionado que ele queria sair de Portugal “para se eximir de cumprir pena em Espanha” – uma condenação a 11 anos de prisão, por participaç­ão em organizaçã­o terrorista e colocação de artefactos explosivos. Em causa o atentado à bomba contra as instalaçõe­s de uma empresa de comunicaçõ­es, que visou antenas de rádio e televisão, em agosto de 2012, em Vigo.

Questionad­o sobre a sua profissão, o ativista da Resistênci­a Galega disse que foi técnico de informátic­a até finais de 2013 e que no ano seguinte trabalhou como empregado de mesa. Estava atualmente desemprega­do, vivendo numa casa arrendada. É natural de Vigo.

Depois de ouvir a sentença no Tribunal da Maia, onde foram reforçadas as medidas de segurança, Héctor Naya foi transporta­do pelo SEF ao Tribunal de Relação do Porto para ser analisado o pedido de extradição para Espanha. Mas só deverá ser ouvido hoje.

Desde o passado dia 6 que “Koala” era alvo de um mandado de captura para cumpriment­o da pena no país vizinho, depois de a condenação por terrorismo, decretada em dezembro do ano passado, ter transitado em julgado. Foi localizado no Grande Porto em fevereiro, pela Polícia Nacional de Espanha, que pediu colaboraçã­o às autoridade­s de Portugal.

 ?? FOTOS: FERNANDO PEREIRA/GLOBAL IMAGENS ?? Héctor Naya à chegada ao Tribunal da Maia
FOTOS: FERNANDO PEREIRA/GLOBAL IMAGENS Héctor Naya à chegada ao Tribunal da Maia
 ??  ?? Ida a tribunal chamou atenção de muitos populares
Ida a tribunal chamou atenção de muitos populares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal