Jornal de Notícias

Gasolina derruba vendas ao exterior

Exportaçõe­s caem 1,8%, arrastadas por queda de 7,1% nas vendas para fora da UE

- Luís Reis Ribeiro luis.ribeiro@dinheirovi­vo.pt

PORTUGAL exportou menos 69 milhões de euros em janeiro deste ano comparado com o mesmo mês do ano passado, redução que foi sobretudo provocada por uma forte quebra nas vendas para fora da União Europeia, que acabaram por ditar o pior arranque nas vendas de bens para o estrangeir­o desde 2009, o ano da grande recessão global.

A exportação de “gasolinas e fuel” foi a rubrica que mais penalizou o comércio em janeiro, diz o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), que ontem atualizou os dados.

As vendas de carburante­s e outros produtos transforma­dos do grupo dos combustíve­is (as gasolinas e gasóleos, basicament­e) caíram fortemente, cerca de 30%, deslizando de 394 milhões de euros em janeiro de 2014, para 277 milhões em igual mês do corrente ano.

Assim, as exportaçõe­s totais de mercadoria­s recuaram, em termos homólogos, 1,8% no primeiro mês do ano de 2015 por causa do colapso nas vendas para fora da Europa, que desceram 7,1%. As exportaçõe­s para os 27 parceiros europeus estão a crescer, embora pouco (0,2%).

Analisando as séries, tratase do pior arranque de ano e a pior variação homóloga mensal desde 2009 (há cinco anos, as vendas afundaram 28%).

“Em janeiro de 2015 as exportaçõe­s para os Países Terceiros diminuíram 7,1%, face a janeiro de 2014, refletindo sobretudo a diminuição dos combustíve­is minerais (nomeadamen­te gasolinas e fuelóleos) e máquinas e aparelhos (principalm­ente caldeiras denominada­s de água superaquec­ida)”, diz o INE.

Em janeiro, as empresas exportador­as faturaram 3,9 mil milhões de euros, dos quais 2,9 mil milhões dentro da Europa e 978 milhões fora do espaço europeu.

 ??  ?? Preços do petróleo descem e penalizam faturação
Preços do petróleo descem e penalizam faturação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal