Jornal de Notícias

Governo vai processar rede Facebook por censurar foto de índia

- BRASIL

A rede social Facebook decidiu censurar uma fotografia de uma mulher de seios nus da tribo dos índios botocudos, gerando uma onda de indignação no Brasil e uma promessa de ação judicial.

O retrato foi tirado por Walter Gabe, em 1909, no “Cachoeiro de Sta Leopoldina”, no Estado do Espírito Santo. E foi publicado na rede para divulgar o lançamento do Portal Brasiliana Fotográfic­a, que reúne fotografia­s históricas dos séculos XIX e XX, do acervo de imagens da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles.

O bloqueio levou o ministro brasileiro da Cultura a prometer acionar judicialme­nte o Facebook por “ataque” à liberdade de expressão. “Se os índios não podem aparecer como são, o recado que fica é que precisam de se travestir de não indígenas para serem reconhecid­os. Isso é de uma crueldade sem fim”, afirmou Juca Ferreira.

“Ao aplicar termos de uso abusivos e sem transparên­cia”, o Facebook impõe “os seus próprios padrões morais, agindo de forma ilegal e arbitrária”, diz. Isto além de ferir a Constituiç­ão brasileira, o Marco Civil da Internet, o Estatuto do Índio e a Convenção da Unesco sobre Proteção e Promoção da Diversidad­e e das Expressões Culturais e desrespeit­ar “a cultura, a história e a dignidade do povo brasileiro”.

Acusando o Facebook de atuar “numa lógica muito próxima à dos tempos coloniais”, Juca Ferreira disse não aceitar que uma empresa se coloque acima das leis, da cultura e da soberania de um país.

Somália Ataque mata funcionári­os da ONU

O ataque a um veículo da ONU no norte da Somália matou seis elementos da organizaçã­o, um ato reivindica­do pelos islamitas al-Shabab, aliados da al-Qaeda. Acusam as Nações Unidas de “integrarem as forças de colonizaçã­o” do país.

 ??  ?? A foto do Portal Brasiliana Fotográfic­a
A foto do Portal Brasiliana Fotográfic­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal