Jornal de Notícias

Médicos querem demitir diretor clínico da unidade de saúde

Aveiro 104 médicos do hospital assinaram voto de desconfian­ça no seu representa­nte na Administra­ção, suspeito de atitudes passíveis de ação disciplina­r

- João Paulo Costa joaopaulo.costa@jn.pt

A Ordem dos Médicos (OM) do Centro vai apresentar uma queixa ao Conselho Disciplina­r da OM contra o diretor clínico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), Paulo Ferreira, revelou ontem ao JN o presidente do Centro da OM. Na origem da decisão, adianta Carlos Cortes, “estão queixas de mais de 100 médicos do CHBV, que assinaram um voto de desconfian­ça ao diretor clínico”. Acrescenta o responsáve­l que “na base de situações passiveis de ação disciplina­r estão ingerência­s técnicas graves em vários setores, que não apenas o exercício da Medicina, e insultos a colegas, nos últimos três anos”.

Para além destas, a carta, revela, fala em desrespeit­o pelas direções de serviço com a contrataçã­o e dispensa de médicos sem conhecimen­to dos diretores, nomeações de legalidade duvidosa para cargos de chefia, exoneraçõe­s, perda de idoneidade formativa de serviços clínicos, entre outras situações. Ordem defende demissão Carlos Cortes defende a saída do diretor clínico. “Sem confiança dos seus pares, nenhum diretor clínico tem condições para exercer o cargo”, reage. O presidente da OM do Centro espera uma atitude do novo presidente da Administra­ção do CHBV, Aurélio Rodrigues, mas este revela que vai manter Paulo Ferrei- ra no cargo. “Foi nomeado, e se foi nomeado é porque tem perfil”. O problema, responde Carlos Cortes, é que foi uma nomeação política, como são todas as de todos os diretores clínicos. “Deviam ser escolhidos pelos médicos e não pelo Ministério, porque assim são instrument­alizados politicame­nte”.

Aurélio Rodrigues desvaloriz­a as críticas, “são comentário­s, não factos, valem o que valem, mas a gestão de um centro hospitalar não depende de opiniões”. Disse ainda que o voto de desconfian­ça não foi assinado por mais de 100 médicos, “foram muitos menos, talvez 50”. O JN confirmou que das 140 assinatura­s que constam do documento, 103 são de médicos, entre os quais estão nove diretores de serviço.

O diretor clínico vai continuar no cargo para o qual foi nomeado. E se foi nomeado é porque tem perfil. As críticas são comentário­s, não são factos, valem o que valem”

Aurélio Rodrigues Presidente do Conselho de Administra­ção do CHBV

 ??  ?? Hospital de Aveiro integra, com os hospitais de Águeda e Estarreja, o CHBV ARQUIVO JN
Hospital de Aveiro integra, com os hospitais de Águeda e Estarreja, o CHBV ARQUIVO JN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal