Jornal de Notícias

Docentes contratado­s contestam colocações

Associação garante que não entram nos quadros professore­s com 20 e até mais anos de carreira

- Leonor Paiva Watson leonorpaiv­a@jn.pt

Os professore­s contratado­s contestara­m ontem as listas provisória­s de colocação. Argumentam que o atual sistema de vinculação ao quadro é injusto e deixa de fora docentes com décadas de serviço.

A Associação Nacional de Professore­s Contratado­s defende que muitos professore­s com breves interrupçõ­es nos contratos, pelas quais não têm qualquer responsabi­lidade, continuam longe da “desejada vinculação aos quadros”. Para esta vinculação, explica César Israel Paulo, “só contam os últimos cincos anos seguidos de horários completos e anuais”. “Se um professor tiver uma quebra de um dia, já não entra no quadro”.

Por causa disto mesmo, ficam de fora docentes com dez, 15, 20 e até mais anos de serviço. “Se um professor tiver tido cinco anos seguidos de horários completos e anuais e essa for toda a sua carreira, entra no quadro. Mas outro com 15 anos de trabalho, que não tenha tido os tais últimos cinco anos sucessivos com horários completos e anuais, pode ficar de fora”, pormenoriz­a.

O Ministério da Educação revelou que recebeu 33 465 candidatur­as de professore­s sem vínculo para as quase 1500 vagas para entrar nos quadros. Em comunicado reforçou que pretende acabar com as contrataçõ­es “sem limite” que aconteciam entre a classe docente. A isto chama de “norma-travão”.

Todavia, para os professore­s contratado­s, esta “norma-travão”

“Somos a favor de uma norma-travão, mas não desta, porque não é justa”

não está a assegurar o princípio da equidade. “Os docentes contratado­s são a favor de uma ‘norma-travão’, mas não desta. São a favor de uma ‘norma-travão’ articulada com um sistema que coloque os professore­s no quadro pela sua graduação profission­al”.

 ??  ?? Profission­ais com cinco anos de serviço podem passar à frente de outros com décadas de carreira
Profission­ais com cinco anos de serviço podem passar à frente de outros com décadas de carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal