Jornal de Notícias

Crédito de 100 mil baixa 2,16 euros

Euribor Indexante de três meses baixou pela primeira vez para valores negativos

- Bárbara Barroso barabara.barroso@dinheirovi­vo.pt

Há boas notícias para as famílias com crédito à habitação. Pela primeira vez, a Euribor a três meses – um dos principais indexantes utilizados no cálculo da prestação da casa e também do crédito às empresas – atingiu um valor negativo ao fixar-se, ontem, em -0,001%. Mas não deverá ficar por aqui, já que o mercado está a antecipar que as taxas interbancá­rias se mantenham em terreno negativo até ao próximo ano.

Os futuros da Euribor a três meses apontam para que esta se situe, em junho de 2016, nos -0,02%. Isto quando a média mensal desta taxa a três meses, em março, se fixou nos 0,027%.

De acordo com os cálculos do JN/Dinheiro Vivo, uma família com um empréstimo de 100 mil euros a 30 anos, com um spread (taxa acrescida à Euribor e que, na prática, representa a margem de lucro dos bancos) de 1% indexado à Euribor a três meses tem, atualmente, uma prestação de 322,88 euros. Com o mesmo empréstimo, mas com a Euribor a -0,02%, a prestação desce para 320,72 euros, ou seja menos 2,16 euros.

“Não há propriamen­te uma surpresa, sobretudo tendo em conta o comportame­nto que se tem vindo a verificar nos últimos tempos. Aliás, a evolução da Euribor a uma semana, e a um mês, demonstra que a tendência é para continuar”, afirmou Filipe Garcia, economista da consultora Informação de Mercados Financeiro­s (IMF).

Apesar da queda de ontem para terreno negativo da Euribor a três meses, esta apenas deverá ser sentida no valor a pagar em julho. Isto porque, para o cálculo da prestação da casa, é utilizada a média mensal da Euribor do mês anterior ao da revisão do crédito.

Por exemplo, num crédito cuja revisão seja feita em junho, é utilizada para cálculo da prestação a média mensal de maio e cuja descida é refletida na prestação a pagar em julho. “Muito possivelme­nte, e a manter-se a tendência decrescent­e, é provável que a média de maio já seja negativa”, explicou Filipe Garcia.

Assim, essas famílias com a revisão do empréstimo, em junho, verão não só a prestação diminuir, no mês de julho, por efeito da queda da taxa, como também por esta ser abatida ao spread.

 ??  ?? Euribor negativa será descontada ao spread cobrado pelo banco
Euribor negativa será descontada ao spread cobrado pelo banco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal