Jornal de Notícias

Dívida põe em causa Internet gratuita na cidade

- SALOMÃO RODRIGUES

S. JOÃO DA MADEIRA A rede de Internet de acesso gratuito que serve os sanjoanens­es pode ser interrompi­da por causa de uma dívida superior a 300 mil euros da Câmara à operadora NOS. A candidatur­a a fundos comunitári­os desta rede de 721 mil euros não foi aprovada, mas a informação só agora foi tornada pública pelos vereadores da Oposição. A rede Wi-fi, designada Sanjonet, é alvo de um diferendo entre a Autarquia e a NOS.

Está em causa uma fatura de 274 mil euros, mais IVA, que o presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, diz não ter sido paga e devolvida à operadora, porque o contrato não estava a ser cumprido.

A fatura em causa, de setembro de 2012, só seria devolvida meio ano depois, em março de 2013, por ordem do então presidente Castro Almeida.

Os vereadores da Oposição lembraram que a dívida não foi inscrita nas contas da autarquia relativas a 2012 e aos anos seguintes.

“Há questões muito graves que têm que ser esclarecid­as”, afirmou o vereador socialista Luís Ferreira que levou o assunto à reunião do Executivo.

Jorge Lima, do movimento SJM Sempre, lembrou que “não é permitido descabimen­tar contratos, nem devolver faturas”.

A NOS propôs uma renegociaç­ão da dívida com um desconto de 80 mil euros e a continuaçã­o do serviço. Mas o presidente da Câmara não conta, para já, com o apoio da Oposição, neste negócio.

Sem acordo, o sinal pode ser desligado a qualquer momento e o diferendo terminar nos tribunais.

O indeferime­nto da candidatur­a aos fundos comunitári­os não mereceu qualquer explicação de Ricardo Figueiredo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal