Jornal de Notícias

Saneamento em 96% do concelho com ETAR

- TÂNIA MOITA

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, inaugurou ontem a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sangalhos, uma obra que concluiu o Sistema Integrado de Drenagem de Águas e Resíduos do Concelho de Anadia e é exemplo da boa utilização de fundos comunitári­os por parte das autarquias.

Com a conclusão da ETAR de Sangalhos, o sistema integrado cobre 96% do concelho de Anadia, em saneamento, benefician­do mais de 20 mil famílias. A obra, que incluiu um complexo sistema de estações e elevatória­s, custou cerca de nove milhões de euros, dos quais seis milhões vieram de fundos comunitári­os, por intermédio do Programa Operaciona­l de Revitaliza­ção do Território (POVT). A esta junta-se um pequeno sistema autónomo de saneamento de Couvelha, também ele cofinancia­do, e o Velódromo – centro de alto rendimento, cujo orçamento foi de 11,6 milhões de euros e que, segundo a autarca, Teresa Cardoso, permitiu um impulso na economia local, ao nível do turismo desportivo.

No seu conjunto, as três obras, que ascenderam a cerca de 20 milhões, sendo que 15 foram provenient­es de fundos comunitári­os, são exemplo de fundos bem empregues pelas autarquias, referiram os responsáve­is pela execução do POVT, que ontem encerraram o programa anual. Moreira da Silva sublinhou as oportunida­des de financiame­nto no programa operaciona­l da sustentabi­lidade e eficiência no uso dos recursos vocacionad­o para as autarquias no âmbito do quadro comunitári­o 2020.

 ??  ?? Ministro Moreira da Silva visitou a nova ETAR de Sangalhos
Ministro Moreira da Silva visitou a nova ETAR de Sangalhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal