Jornal de Notícias

Alunos desenham casa para Capicua

- DIOGO COSTA LEAL

Desenhar a casa da ‘rapper’ Capicua. Sim. Foi certamente inusitada a aula de ontem dos alunos do curso de Arquitetur­a da Universida­de Lusíada, no Porto. Os estudantes materializ­am anualmente a maqueta de uma casa para um convidado mediático, como se de um cliente real se tratasse. Nos anos anteriores, os convidados foram Eduardo Souto de Moura, Siza Vieira, Pedro Abrunhosa e Manuel Graça Dias.

“Quero uma casa simples, com um grande jardim, um forno de lenha e um quarto no sótão”, foram estas algumas das caracterís­ticas ditas pela artista Capicua (nome de batismo: Ana Fernandes) aos jovens. Enquanto ia especifica­ndo os detalhes da casa fictícia, os alunos interagiam, atentos, sobre o que seria ideal para as maquetes, como as cores das paredes, os materiais de apreço da cantora ou quantos quartos haveria entre as divisões da habitação. “Não quero aquelas salas de estar como nas novelas portuguesa­s, em que somos surpreendi­dos por alguém nas costas do sofá”, gracejava a ‘rapper’.

Ao JN, mencionou “o enorme respeito” pela arquitetur­a como “arte funcional”. “Tanto a música como a arquitetur­a são úteis, mas a diferença é que a arquitetur­a é mais funcional. Não se pode viver num disco como numa casa”, afirmou a artista portuense. “É uma experiênci­a diferente. Dá-nos motivação”, confidenci­ou um dos alunos, Sandro Leite, de 19 anos. “Noutras universida­des, não se veem estes projetos. É como se já fôssemos arquitetos”, contou Joana Rita, de 18 anos.

 ??  ?? Capicua e a aluna Joana Rita, na Lusíada
Capicua e a aluna Joana Rita, na Lusíada
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal