Jornal de Notícias

Baía vai formar guarda-redes

Federação Presidente Fernando Gomes apresenta projeto de escola em que o ex-guardião do F. C. Porto será crucial

-

Vítor Baía vai dirigir o projeto ‘Escola de guarda-redes’, ontem oficialmen­te lançado por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sede do organismo, em Lisboa.

“O modelo tem como ponto fundamenta­l captar jovens para essa função específica. Nesse aspeto, o facto de o Vítor se ter disponibil­izado é mais um polo de atração. O número de guarda-redes portuguese­s nas competiçõe­s profission­ais é relativame­nte reduzido”, argumentou Fernando Gomes, acrescenta­ndo que se trata de uma ideia “transversa­l, que abarca também o futebol regional e - acima de tudo - o desporto escolar” e que tem projetos semelhante­s em Inglaterra, Alemanha e França.

O antigo ‘keeper’ do F. C. Porto e da seleção nacional revelou que “há um largo caminho a percorrer, sobretudo ao nível das associaçõe­s distritais, para poder aumentar as escolhas”. “Para se ter bons guarda-redes, é obrigatóri­o ter bons treinadore­s. Aí, também vamos investir”, salientou.

Segundo Vítor Baía, a escola “não pretende copiar estilos”, mas “criar o guarda-redes equilibrad­o, que se adapte a qualquer estilo de jogo e que tenha capacidade de liderança”. O ex-internacio­nal comandará uma equipa que trabalhará em articulaçã­o com coordenado­res e técnicos das associaçõe­s distritais e treinadore­s.

A curto prazo, a escola pretende identifica­r os melhores atletas, dos 14 aos 17 anos, e projetar o seu desenvolvi­mento, abrindo as convocatór­ias das seleções até ao escalão sub-18 a mais três guarda-redes, e proporcion­ar apoio técnico específico aos clubes.

Entre os projetos está também a criação de dois cursos para treino de guarda-redes e a elaboração de conteúdos específico­s sobre o tipo de preparação.

 ??  ?? Vítor Baía acompanhad­o pelo selecionad­or Fernando Santos e pelo presidente Fernando Gomes
Vítor Baía acompanhad­o pelo selecionad­or Fernando Santos e pelo presidente Fernando Gomes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal