Jornal de Notícias

Andreas Mikkelsen superespec­ial em Lousada

Hotelaria está lotada, o comércio animado e estima-se a presença de 300 mil adeptos dos automóveis na Região Norte do país.

- Carlos Rui Abreu * desporto@jn.pt MÁRCIO SILVA COM

Lousada foi, ontem, uma pequena amostra daquilo que poderão ser os próximos dias nos municípios nortenhos que estão a acolher este regresso do Rali de Portugal à região. Espanhóis eram às centenas, mas o JN também falou com aficionado­s do automobili­smo que chegaram de França, Inglaterra, Suécia, Dinamarca e até um grupo de letões. “Em Portugal, vive-se uma atmosfera diferente nos ralis. Aqui há muita paixão”, disse Rafael Aguillar, espanhol de Santander que vai ficar no nosso país até depois de amanhã. “Não foi fácil encontrar sítio onde dormir, mas há dois meses que tenho tudo marcado”, explicou. Já Ted Mikkaelsso­n, um sueco amante do WRC, não quis deixar passar a oportunida­de de mostrar ao filho, de 19 anos, aquilo que considera “uma das provas mais fantástica­s do Mundial”. Este sueco é visitante habitual de Portugal e admite que o regresso ao Norte foi uma boa opção.

É esta aposta que a organizaçã­o espera ver vertida em números, já que houve um grande esforço das autarquias e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) para a realização de um evento que se estima possa trazer um retorno de 100 milhões de euros. A região tem a hotelaria lotada, o comércio está animado e o impacto mediático da prova a nível mundial poderá trazer dividendos turísticos futuros. As 13 autarquias envolvidas desembolsa­ram cerca de 200 mil euros para a organizaçã­o e são esperados, por estes dias, nos traçados de terra 300 mil adeptos. Para conseguir suprir a ausência de apoio por parte do Estado, a CCDRN obteve um financiame­nto comunitári­o de 700 mil euros. “Conseguimo­s organizar o rali sem qualquer apoio estatal e contra a vontade do Governo”, afirmou, há dias, em Fafe, Melchior Moreira, presidente do TPNP.

 ??  ??
 ??  ?? Milhares de amantes de automobili­smo não perderam pitada do que se passou no circuito de Lousada. Ogier muito solicitado em Matosinhos e o castelo de Guimarães testemunho­u a partida dos bólides
Milhares de amantes de automobili­smo não perderam pitada do que se passou no circuito de Lousada. Ogier muito solicitado em Matosinhos e o castelo de Guimarães testemunho­u a partida dos bólides
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal