Jornal de Notícias

“Toupeiras” ganham terreno pela cidade

Santo Tirso Bicicletas rolam há um ano e já têm 100 adeptos assíduos. Projeto de mobilidade urbana alarga-se com novos percursos, mais parques e mais veículos

- Ana Correia Costa locais@jn.pt.pt

Servem “para sair do stresse e fugir ao trânsito”, aponta André Ribeiro, praticante de ciclismo. E conciliam outras duas vantagens: a defesa do ambiente e a manutenção da forma física, acrescenta Jorge Gomes, autarca da cidade de Santo Tirso que há um ano pôs 12 bicicletas a rolar na urbe.

Saíram para a rua sob o nome de toupeiras. Aprumadíss­imas, de quadro azul-celeste e selim branco, cheias de charme e prontas para conquistar o coração dos tirsenses. E conquistar­am? Diz-nos o presidente da Junta que ainda é prematuro concluir, porque foi um ano de implementa­ção do projeto e respetiva divulgação. Mas contam-se pelo menos 100 utilizador­es assíduos destas bicicletas citadinas.

A aposta mais forte vem agora: fazer crescer as toupeiras, alargando a rede a todo o perímetro urbano. Ou seja, a toda a União de Freguesias de Santo Tirso, Burgães e Couto (Santa Cristina e S. Miguel). E tentar contar com a ajuda de fundos comunitári­os, no âmbito da mobilidade, para facilitar ainda mais o acesso às toupeiras (a partir de um sistema magnético) e para, no futuro, adquirir bicicletas elétricas.

“Estamos a estudar a possibilid­ade de uma candidatur­a”, revela Jorge Gomes, lembrando que “o futuro é a mobilidade urbana”.

Desde o passado fim de semana, passaram a estar disponívei­s mais oito toupeiras e outros 10 parques juntam-se aos quatro que já existiam.

“A nossa luta não é só para que utilizem as Toupeiras, mas é também para que elas sejam uma forma de as pessoas perceberem como é fácil deslocarem-se de bicicleta na cidade. Mas sabemos que não é num ano ou dois que se faz essa mudança de mentalidad­es”, diz o ciclista Sérgio Sousa, padrinho do projeto.

 ??  ?? Grupo de utilizador­es das “toupeiras”, pintadas em azul e branco, tem crescido
Grupo de utilizador­es das “toupeiras”, pintadas em azul e branco, tem crescido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal