Jornal de Notícias

Corpo em forma para a praia

Dicas Com treinos funcionais e uma alimentaçã­o regrada é possível perder peso e ficar tonificado

- Maria de Oliveira cultura@jn.pt Agradecime­ntos: Energia Ginásio; Valéria Santos (modelo); e Clínica Saudarte.

Os dias quentes são já uma realidade e as idas à praia uma tentação, por isso é hora de tonificar o corpo para que o biquíni ou fato de banho assentem na perfeição. Com este objetivo, o JN saiu à rua para falar com quem percebe de saúde e sabe quais os maiores aliados para se atingir a boa forma sem grandes loucuras ou sacrifício­s. Para o ‘personal trainer’ Paulo Oliveira, “é possível conseguir bons resultados e um corpo mais tonificado em um mês”, seguindo um treino funcional focado em seis exercícios que qualquer pessoa “pode fazer em casa, com recurso apenas ao próprio corpo ou usando halteres, com garrafas de água, pacotes de arroz, tudo é adaptável, acompanhan­do com música, sendo importante que se sinta sempre confortáve­l”. O esquema que propõe “demora cerca de 15 a 20 minutos e deve ser praticado, no mínimo, três vezes por semana, fazendo três voltas com os seis exercícios, começando com 10 repetições nas primeiras duas e 15 na última, sendo que se vai aumentando de semana para semana”.

Seguindo o plano proposto, Paulo Oliveira garante que “a pessoa vai gostar do que vai ver”: “O corpo é trabalhado como um todo e a perda de peso é inevitável. A sensação de bem-estar e a autoestima melhoram significat­ivamente. E, em termos genéricos, salvo raras exceções, este é um circuito que só tem contraindi­cações para quem não quer cuidar da sua saúde”. Mesmo sendo uma sugestão que o professor de educação física recomenda, “tudo isto deve ser feito após consulta médica e, de preferênci­a, com algum aconselham­ento nutriciona­l e até de treino”.

Por esta ser uma altura em que as pessoas se preocupam mais com o que levam à mesa, procurando ‘milagres’ que apa-

guem os excessos dos restantes meses do ano, a nutricioni­sta Ana Bravo acabou de lançar o livro “Corpo de verão o ano inteiro”, com um plano de 20 dias com o que é necessário fazer para emagrecer e ficar com o corpo perfeito para o tempo de calor e mantê-lo para sempre.

Além da lista de compras e receitas, a autora não se esquece do exercício físico, provando o que Paulo Oliveira também aconselha. “Defendo uma dieta em que a pessoa se sinta, de certa forma, livre mas também responsáve­l pela sua saúde e forma física. Em vez de proibir alimentos, chamo a atenção para alimentos benéficos ou excecionai­s. Em termos práticos, e muito sucintamen­te: recomendo que se dê prioridade aos alimentos o mais naturais possível e que se evite os alimentos processado­s; em vez de recomendar dietas hiperprote­icas puras, com total restrição dos hidratos de carbono, alerto para a quantidade total de hidratos de carbono ingeridos diariament­e e para o momento do dia em que devem ser ingeridos; por último, recomendo a inclusão de um alimento com teor consideráv­el de proteína em cada refeição e merenda, de forma a prolongar a saciedade”, explica a especialis­ta. Numa alimentaçã­o equilibrad­a, Ana lista alguns “superalime­ntos” como as sementes, “pelo valor nutritivo”, entre elas, linhaça, chia, cânhamo e sementes de abóbora, e os hortícolas e a fruta. Também essencial, como não podia deixar de ser, é a água. “Ainda considero particular­mente benéficos os pseudocere­ais, como o amaranto, a quinoa e o trigo sarraceno, as raízes, como a mandioca e a tapioca, as leguminosa­s, os tubérculos, os produtos lácteos (atenção ao leite) e os frutos oleaginoso­s. Um grande aliado num plano de emagrecime­nto é a gelatina, acrescenta, resumindo os aliados na luta contra a massa gorda e que são estrelas na página de Facebook “Ana Bravo- Nutrição com coração”.

 ??  ?? A nutriciont­a Ana Bravo lembra “superalime­ntos” que ajudam a entrar na linha sem deixar de comer
A nutriciont­a Ana Bravo lembra “superalime­ntos” que ajudam a entrar na linha sem deixar de comer
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal