Jornal de Notícias

Padre Ricardo prega contra a bruxaria

Caminha Sessões de catequese para adultos em Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros sempre com a igreja cheia

- Ana Peixoto Fernandes locais@jn.pt

Um telemóvel toca insistente­mente dentro da igreja cheia. O padre que se prepara para falar aos paroquiano­s dirige-se à proprietár­ia do aparelho: “Atenda, atenda. Diga ao seu marido que vou falar do diabo”. A assistênci­a sorri perante a atitude do pároco Ricardo Esteves. Não é a primeira vez que o sacerdote, com 32 anos e que há seis orienta as paróquias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros, em Caminha, surpreende a comunidade.

Tido como um “padre do século XXI”, devido à sua postura jovem e descontraí­da, tem por costume nas missas alertar para os perigos de práticas relacionad­as com o oculto, esoterismo, adivinhaçã­o, bruxarias, tarôs e centros espíritas. Nas últimas semanas foi mais longe e passou a abordar o tema numa ca- tequese para adultos, à sexta-feira à noite, nas três igrejas onde celebra. Sempre com casa cheia.

Bruxarias à porta da igreja

“Não tirem terra do cemitério, só isso é abrir o coração para a ação do Diabo”, avisou, depois de esclarecer o que são o demónio – na Bíblia tem “10 definições” -, os distúrbios e a possessão diabólicos, e quais os seus sintomas.

“Já dei comunhão a uma pessoa que não conseguia abrir a boca. Cerrava os dentes. Queria, mas não conseguia comungar. Às vezes, esses doentes não conseguem entrar em igrejas e cemitérios”, disse, explicando ainda em que consiste o exorcismo.

Segundo o padre, rituais e bruxarias são frequentes nas suas paróquias. Junto à porta da igreja já encontrou pães e velas. Com os seus apelos, diz, tenta “desmistifi- car, segundo o pensamento e leis da Igreja Católica, as ideias e vivências erradas e até compromete­doras de fiéis e não fiéis”.

“Muitas pessoas vêm ter comigo porque o trabalho não corre bem, porque alguém em casa tem comportame­ntos estranhos ou porque sentem presenças, vultos, entre outros sintomas e distúrbios”. Considera que “na maior parte dos casos são de origem psicológic­a, mas há outros que quando a ciência e a própria medicina descartam qualquer justificaç­ão para certos comportame­ntos anómalos, inexplicáv­eis, tento estar atento, e falo com as pessoas sobre a necessidad­e de abandonar certas práticas, que nos conduzem para o demónio”.

Anteontem, no fim de mais uma sessão, avisou o povo: “Não me venham pedir ajuda porque não vou receber mais ninguém se as pessoas não cumprirem o que digo”.

 ??  ??
 ??  ?? Catequese inclui projeção de vídeos do Papa Francisco a fazer a oração da libertação a
um doente e de um exorcismo feito por um padre espanhol a uma rapariga de nove anos
vítima de possessão
Catequese inclui projeção de vídeos do Papa Francisco a fazer a oração da libertação a um doente e de um exorcismo feito por um padre espanhol a uma rapariga de nove anos vítima de possessão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal