Jornal de Notícias

Grupo fez mais de 100 furtos em shoppings e lojas

- LUÍS MOREIRA

BRAGA São 38, todos de nacionalid­ade romena, homens e mulheres, e maioritari­amente residentes em Vila Nova de Gaia e Porto. Fizeram 100 furtos em centros comerciais, hipermerca­dos e ourivesari­as do Norte, entre 2006 e 2014. O Tribunal de Braga vai julgá-los por furto qualificad­o. Mas a maioria já se mudou para a Roménia.

A acusação sustenta que o grupo se organizou, a partir de 2006, para levar a cabo pequenos furtos em grandes superfície­s comerciais. Sublinha que a estratégia dos arguidos era a de pagar o valor das peças roubadas quando detetados ou, indo a tribunal, serem apenas condenados a penas de multa, dado serem delinquent­es primários. Apesar disso, terão causado prejuízos de perto de 100 mil euros, 36 mil dos quais num assalto a uma loja no Algarve.

Usando bolsas com forro de alumínio, para fugir aos alarmes, ou mesmo com um inibidor eletrónico, furtaram ainda peças de vestuário, artigos de marroquina­ria, uísques, perfumes, equipament­o in- formático e GPS e pequenos eletrodomé­sticos. Uma parte dos produtos era vendida em Portugal, outra seguia para a Roménia.

Os furtos foram levados a cabo em Braga, Guimarães, Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Viana do Castelo, Coimbra, Leiria, Gondomar, Penafiel e Algarve. Norte Shopping, o Bragaparqu­e, a Pull&Bear, FNAC, Continente, Sport Zone, Pingo Doce, Dia, De Borla e Worten foram alguns dos alvos.

Para despistar as autoridade­s indicaram, ao longo do tempo, dezenas de moradas falsas em várias regiões do país para evitar a notificaçã­o policial ou judicial quando eram apanhados em flagrante.

O inquérito é do Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal do Ministério Público do Porto,

 ??  ?? Saco de alumínio pronto para furtos
Saco de alumínio pronto para furtos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal