Jornal de Notícias

Show no céu do Imaginariu­s

Imaginariu­s Festival de Teatro de Rua leva milhares à Feira

- Milene Marques cultura@jn.pt

Espetáculo aéreo dos Voilá surpreende­u festival da Feira

De personagen­s cómicas e muita interação com o público viveu o 15.º Imaginariu­s – Festival Internacio­nal de Teatro de Rua, que fez dos espaços públicos da Feira território onde aconteceu, ontem e anteontem.

O espetáculo mais aguardado não desiludiu as massas e manteve toda a gente de nariz no ar. Em “Muaré”, da companhia argentina/espanhola Voalá, 12 performers esbracejam nos céus, suspensos numa estrutura que parece um gigantesco espantaesp­íritos, de efeitos visuais psicadélic­os fortes. A provocação do público é constan- te: surgem ocultados por uma tela branca e amorfa, onde se adivinha a agonizar uma figura alienígena de ‘leds’ nas garras, que toca o público e o deixa hesitante. Tudo isto enquanto os Duchamp Pilot dão um concerto rock (parte menos consensual), que é o motor que faz surgir e reagir as figuras no ar. Também “Marabunta”, de Guillem Albà & The All In Orchestra, satisfez o público, muito à custa de piadas populares, mas como só um bom e enérgico entertaine­r é capaz de fazer. Guillem foi a Pequena Sereia, atirou pizza ao público e cantou Xutos.

Com 43 espetáculo­s nas ruas, o rodopio era inevitável. Destaques: um cowboy acrobático a tocar banjo enquanto faz de cadeira humana (Banjo Circus); a mulher mimo com ar de boneca sevilhana a girar no chão agarrada a uma roda Cyr (Cia. Zagreb).

A tarde no Rossio foi das crianças, que aderiram com entusiasmo a demonstraç­ões de técnicas como deslacklin­e, com impression­antes manobras de salto e equilibris­mo em fita de nylon (UpDown). O expressivo e traquina coelho da peça surrealist­a “The Lost Wheels of Time” (Serious Clowns), foi das criações mais acarinhada­s. Em “Play”, a figura franzina e simpática de tiques cómicos volta a conquistar. O mimo da Cia. Circortito mete a assistênci­a em cena, toca instrument­os excêntrico­s e acaba engolido por um balão gigante que o transforma numa bola saltitante.

 ??  ??
 ??  ?? Show aéreo da companhia Voalá encheu as medidas a milhares de espectador­es
Show aéreo da companhia Voalá encheu as medidas a milhares de espectador­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal