Jornal de Notícias

Feira de S. Mateus gerou 44 milhões

Viseu Avaliação do impacto levou a alterações no programa, apresentad­o hoje

- Sandra Ferreira locais@jn.pt

O certame mais antigo do país, realizado em Viseu há 623 anos consecutiv­os, originou na edição do ano passado um volume de negócios de 44 milhões de euros, conclui o estudo da Associação para o Desenvolvi­mento e Investigaç­ão de Viseu, encomendan­do pela Câmara Municipal.

A Feira de S. Mateus, que decorreu entre 8 de agosto e 14 de setembro, teve ainda um impacto global na atividade produtiva de pelo menos 6, 5 milhões de euros, já que os autores do estudo acreditam tratar-se de valores mínimos.

Durante o período em que decorreu o certame, foram criados 197 empregos num total de 1071 trabalhado­res, que estão ao serviço de feirantes, expositore­s e organizaçã­o. O estudo dá ainda conta que os visitantes, feirantes e promotores fizeram despesas e investimen­tos num total de 26 milhões de euros.

Para Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, estes resultados “confirmam o estatuto económico da Feira de S. Mateus”, que considera “um fator gerador de riqueza, turismo e de emprego no concelho e na região, com grande potencial”, declarou. O primeiro estudo tinha como objetivos avaliar o impacto económico da feira, assim como o perfil dos visitantes, já divulgado em fevereiro.

850 mil visitas em 2014

Com base em mais de 3000 entrevista­s realizadas no recinto da feira, foram contabiliz­adas, no ano passado, 850 mil entradas num total de 327 mil visitantes. Destes, mais de 50% são quadros médios e superiores, 53,5% mulheres e 52% residem fora do concelho e cerca de 32% têm menos de 24 anos.

Os emigrantes representa­m 6% do total de visitantes. O estudo revela também que entraram no recinto quase 10 mil estrangeir­os, maioritari­amente franceses (33%).

Com estes dados, a Autarquia fez alterações na programaçã­o da feira, cujo cartaz é apresentad­o hoje, às 21 horas, junto à estátua de Viriato.

 ??  ?? Feira de S. Mateus é o certame mais antigo do país, com 623 anos
Feira de S. Mateus é o certame mais antigo do país, com 623 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal