Jornal de Notícias

Nacional 125 Mortes numa semana já igualaram total de 2014

Três jovens perderam a vida em despiste ontem de madrugada

- Marisa Rodrigues locais@jn.pt

Uma noite de diversão numa discoteca acabou em tragédia para três jovens, que morreram num despiste, ontem, entre a Patã e Boliqueime, no concelho de Loulé. O acidente, que causou ainda um ferido ligeiro, ocorreu na Estrada Nacional 125 (EN125), que soma já 14 vítimas mortais desde janeiro, quase três vezes mais do que durante todo o ano de 2014. Com o caso de ontem, elevam-se para cinco o número de mortos naquela via no es- paço de uma semana, tantos como o total de óbitos no ano passado.

Carina Cabrita, de 18 anos, e Rafael Costa, dois anos mais velho, eram namorados. Seguiam no Audi TT conduzido por um amigo, Nicolae Lungu, de 24. Os três tiveram morte imediata quando o carro se despistou e embateu na parte da frente de uma carrinha. Vinham de uma discoteca em Vilamoura em direção a casa, em Pera, no concelho de Silves.

Dois dias antes da tragédia, Carina publicou no Facebook uma fotografia abraçada a Rafael: “Não aguentava te perder. Amo-te tanto”, escreveu, no sábado, às 6 da manhã. “Nem eu, bebé”, respondeu o jovem. Morreram juntos, 48 horas depois.

Grande velocidade

O condutor do veículo de transporte de mercadoria­s, Taras Bachynskyy, apercebeu-se do que estava prestes a acontecer, mas não conseguiu evitar o embate. O carro, que seguia no sentido Faro/ Albufeira, “vinha com grande velocidade”. Não conseguiu fazer a curva e deslizou, de lado, até bater na parte da frente da minha carrinha”, contou, ao JN, o homem, de 39 anos, que ia a caminho do trabalho. Apesar dos danos na viatura, Taras conseguiu sair sozinho através dos vidros de trás. Tentou socorrer os jovens, mas “estavam presos no carro e não se mexiam”. Só soube que tinham morrido quando regressou do Centro de Saúde de Albufeira para onde foi transporta­do de ambulância e assistido aos ferimentos ligeiros que sofreu.

As vítimas tiveram de ser desencarce­radas pelos bombeiros. As mortes foram confirmada­s perto das 7. 30 horas pelo INEM, que teve de prestar apoio psicológic­o aos familiares e amigos dos jovens que foram ao local do acidente.

Os corpos das vítimas vão ser autopsiado­s. Os exames toxicológi­cos ao condutor serão fundamenta­is para perceber se conduzia sob o efeito de alguma substância proibida. As causas do despiste estão a ser investigad­as pelo Destacamen­to de Trânsito de Faro da GNR. As operações de socorro e remoção dos veículos envolveram 24 operaciona­is, auxiliados por 11 veículos dos bombeiros de Loulé e Albufeira. A circulação na Nacional 125 ficou condiciona­da a apenas uma faixa de rodagem na zona do acidente, ocupada pelo Audi TT.

As três vítimas deste acidente engrossam a lista de um ano negro na EN 125. Há registo de 14 mortos só naquela estrada algarvia, quatro das quais faleceram já nos hospitais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal