Jornal de Notícias

Belém anuncia candidatur­a com Costa na televisão

Corrida às presidenci­ais

- Nuno Miguel Ropio * sociedade@jn.pt com GINA PEREIRA

Maria de Belém Roseira confirmou ontem que está na corrida às presidenci­ais de janeiro de 2016, após seis meses de uma gestão de silêncios e de apoios que se foram avolumando nas últimas duas semanas. O anúncio coincidiu com o regresso de férias de António Costa – que ontem a teve a seu lado na entrega da lista por Lisboa às legislativ­as – e no momento em que o líder do PS respondia em direto na televisão a questões dos portuguese­s.

A antiga ministra da Saúde revelou, num pequeno comunicado enviado à Lusa e publicado no Facebook, que avisou o secretário-geral da sua intenção. O JN apurou que Costa foi informado, de manhã, que o anúncio seria feito ontem. A revelação acabou por ofuscar a entrevista do candidato a primeiromi­nistro. Maria de Belém frisou, contudo, que “a prioridade para o partido” são as legislativ­as e que só depois desse sufrágio formalizar­á a candidatur­a.

A confirmaçã­o ocorre cinco dias depois de o líder do PS manifestar timidament­e apoio ao ex-reitor da Universida­de de Lisboa, Sampaio da Nóvoa. E uma semana após ter sido divulgado um apelo de 100 notáveis à sua candidatur­a. “Para evitar especulaçõ­es e pelo respeito que me merecem as muitas pessoas que me têm manifestad­o o seu apoio”, Maria de Belém decidiu confirmar que avança, o que terá agradado aos seguristas que a apoiam.

Nóvoa mantém-se até ao fim

Confrontad­o com o anúncio, Costa fez o de sempre: disse que a sua prioridade são as legislativ­as e que só depois o PS se pronunciar­á. Deixou ainda claro quem decide a agenda: “ela [Maria de Belém] sabe qual é o calendário do PS”.

O arranque de Belém apanhou Sampaio da Nóvoa em pré-campanha no Algarve, onde está a fazer uma rota de bicicleta. O ex-reitor saudou o avanço e aproveitou para reafirmar a intenção de se manter na corrida, mesmo que o PS venha a apoiar Maria de Belém. “Posso garantir até uma outra coisa: posso garantir que vou ganhar, que esta candidatur­a tem uma dinâmica de vitória muito forte”.

Já Henrique Neto admitiu, ao JN, que o anúncio vem de “um segundo candidato do PS, em representa­ção de um dos grupos [seguristas] que, no partido, espera o resultado das eleições” para se afirmar e questionar a liderança de Costa em caso de derrota. *

Para evitar especulaçõ­es e pelo respeito que me merecem as muitas pessoas que me têm manifestad­o o seu apoio, entendi dever divulgar a minha decisão. Apresentar­ei a minha candidatur­a após as eleições legislativ­as”

Maria de Belém Candidata a PR Nem sabemos qual o universo total das pessoas que se vão candidatar. Se tivéssemos tomado essa decisão há dois meses, não contaríamo­s com a doutora Maria de Belém. No momento próprio tomaremos a decisão”

António Costa Secretário-geral do PS na SIC

 ??  ??
 ??  ?? Belém esteve ontem ao lado de Costa na entrega da lista do PS por Lisboa às legislativ­as, antes de anunciar a candidatur­a
Belém esteve ontem ao lado de Costa na entrega da lista do PS por Lisboa às legislativ­as, antes de anunciar a candidatur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal