Jornal de Notícias

Descontent­es do CDS querem reavaliar listas

Contestaçã­o Portas acusado de pôr em causa unidade com os nomes escolhidos

- Emília Monteiro * sociedade@jn.pt * COM LUÍS MOREIRA

Vários conselheir­os do CDS estão a apelar a Paulo Portas para a marcação de um Conselho Nacional Extraordin­ário para “reavaliar as listas de candidatos a deputados” já apresentad­as. Os nomes dos representa­ntes do CDS nas listas da coligação estão longe de ser consensuai­s. No Conselho Nacional reali- zado a 30 de julho, a reunião demorou cerca de cinco horas e Paulo Portas foi confrontad­o por diversos conselheir­os que discordara­m da lista apresentad­a pelo líder do partido.

Apesar da discussão e do abandono da reunião por parte de alguns elementos, a proposta apresentad­a foi aprovada por 97% dos presentes. Com a data de apresentaç­ão das listas em tribunal marcada para 24 de agosto – ou seja, segunda-feira – um grupo de conselheir­os está a apelar à direção do partido (invocando o artigo 30º dos Estatutos) que marque um-Conselho Nacional Extraordin­ário ainda durante esta semana. A reunião pode ser agendada pelo presidente do partido ou por 1/5 dos membros da Comissão Política Nacional ou da Comissão Executiva.

Questionad­o pelo JN, Altino Bessa, presidente da distrital de Braga, um dos excluídos, concorda com um “pedido ao presidente do partido para que reconsider­e nas listas de candidatos a deputados em vários distritos”, conforme defendeu no último Conselho Nacional, onde apresentou uma proposta em nome da distrital bracarense.

Anonimamen­te são vários os dirigentes que se revelam contra a postura assumida pelo líder do CDS. “Paulo Portas tornou, quando anunciou a sua demissão do Governo, uma decisão irrevogáve­l em revogável, e fez bem porque estava em causa o interesse do país. Agora pode fazer o mesmo, porque está em causa a unidade do partido. Seria um gesto de humildade que só lhe ficaria bem”, referiu fonte do CDS. “Paulo Portas está de saída do partido e já foram os seus auxiliares a fazer as listas”, afirmou outro conselheir­o.

Os protestos estão relacionad­os, sobretudo, com a não inclusão nas listas para a Assembleia da Republica de Raul Almeida, em Aveiro; Altino Bessa, em Braga; João Gonçalves Pereira, em Lisboa; Teresa Anjinho, em Santarém; Miguel Pires da Silva, no Porto; Paulo Almeida, em Coimbra e João Viegas, em Setúbal.

 ??  ?? Reunião de 30 de julho demorou cinco horas e houve conselheir­os a sair em protesto contra as escolhas de Portas
Reunião de 30 de julho demorou cinco horas e houve conselheir­os a sair em protesto contra as escolhas de Portas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal