Jornal de Notícias

Bebé de mãe fugitiva sai do hospital ao fim de 24 dias

Faro Menino já está no Refúgio Aboim Ascensão e está ser tratado por causa da toxicodepe­ndência da progenitor­a. Alexandra já o visitou, com acompanham­ento

- Marisa Rodrigues policia@jn.pt

O bebé levado no final de julho do Hospital de Faro pela mãe poucas horas após o parto foi acolhido, ontem, pelo Refúgio Aboim Ascensão, por ordem do tribunal. Indiciada pelo crime de exposição ou abandono, a progenitor­a pode vê-lo uma hora por semana acompanhad­a por técnicas da instituiçã­o.

O menino teve alta hospitalar e juntou-se ao irmão, de 6 anos, também internado no Refúgio por suspeitas de maus-tratos e negligênci­a. Em junho, em fase final da gravidez, Alexandra Patrício, de 28 anos, terá agredido o filho mais velho com um pontapé no olho e perdeu a guarda do menor.

No dia 25 de julho, poucas horas após o parto, a mulher retirou o recém-nascido da incubadora, escondeu-o numa mala a tiracolo e abandonou o hospital, colocando em risco a vida do filho. Procurada pelas autoridade­s, escondeu-se em casa de uma amiga durante cinco dias, acabando por decidir voltar ao hospital quando o JN divulgou a ima- gem do momento em que fugiu, captado pelas câmaras de videovigil­ância da unidade hospitalar. Foi detida pela Judiciária. Apresentad­a a Tribunal, aguarda o desenrolar do processo em liberdade.

Ontem, os dois irmãos estiveram juntos pela primeira vez e receberam a visita da mãe. Segundo o diretor da instituiçã­o, Luís Villas-Boas, o bebé, com 24 dias de vida, “está bem do ponto de vista clínico e vai receber todos os cuidados a que obriga o protocolo com o hospital para bebés vítimas da toxicodepe­ndência da mãe”. O menino, recorde-se, nasceu com síndrome de abstinênci­a neonatal. A visita de Alexandra Patrício “correu com normalidad­e”, acrescento­u. O futuro dos meninos está a ser decidido pelo Tribunal de Menores.

Esteve escondida cinco dias na casa de uma amiga

 ??  ?? Alexandra Patrício foi captada pelas câmaras quando levava bebé numa mala
Alexandra Patrício foi captada pelas câmaras quando levava bebé numa mala

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal