Jornal de Notícias

Bomba arrasa templo turístico

Tailândia Pelo menos 19 pessoas morreram e 123 ficaram feridas num atentado no centro de Banguecoqu­e

-

explosão de uma bomba num templo hindu no centro de Banguecoqu­e, capital da Tailândia, deixou ontem pelo menos 19 pessoas mortas e 123 feridas, de acordo com o “Bangkok Post”. Entre os mortos estavam dez tailandese­s, dois chineses e um filipino, avançou o “The Guardian”. Ontem desconheci­amse as razões do ataque, mas as autoridade­s continuava­m à procura de outros engenhos explosivos nas principais atrações turísticas. Notícias de que, entretanto, duas outras bombas tinham sido desarmadil­hadas estavam por confirmar.

A Imprensa tailandesa noticiou que a bomba era composta por um tubo cheio com três quilos de TNT, embrulhado num pano branco e amarrado a um poste de eletricida­de. Deflagrou quando faltavam cinco minutos para as sete da tarde, meio-dia em Portugal, uma altura em que o templo costuma estar repleto de fiéis e turistas.

Relatos de sobreviven­tes e de forças de segurança falavam de um cenário de caos, com pedaços de corpos espalhados pela rua. Uma testemunha, James Sales, viu pelo menos nove pessoas já sem vida. “Tentei reanimar um homem com cerca de 40 anos, mas ele não sobreviveu”, disse, à BBC.

Marko Cunningham, um paramédico neozelandê­s a trabalhar nos serviços de emergência tailandese­s, viu corpos por todo o lado. “Alguns estavam retalhados”, espalhados pelo cruzamento Ratchapras­ong, contou à Reuters.

Trata-se do cruzamento escolhido para protestar contra o sistema político, nos últimos anos. Desde maio que o país é governado pelos militares, que depuseram o Governo eleito depois de meses de instabilid­ade entre fações políticas, por vezes violentas. Além disso, existe uma insurgênci­a muçulmana, mas raras vezes ataca fora do Sul da Tailândia. O vice-primeiro-ministro, Prawit Wongsuwan, não se pronunciou ontem sobre a autoria do ataque, mas disse acreditar que o objetivo foi atacar a economia e o turismo do país.

 ??  ?? O ataque, ainda por reivindica­r, espalhou o caos numa das zonas mais turísticas da capital da Tailândia
O ataque, ainda por reivindica­r, espalhou o caos numa das zonas mais turísticas da capital da Tailândia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal