Jornal de Notícias

Assunção Cristas Ministra usa vestido com fruta portuguesa

- TENDÊNCIA IVO GERALDES E RAQUEL COSTA

A ministra da Agricultur­a e do Mar, Assunção Cristas, surpreende­u, sábado, em Quarteira, ao surgir na festa do Pontal com um vistoso vestido-túnica com peras-rocha estampadas. O modelo escolhido para a festa da rentrée política da coligação Portugal à Frente continha uma mensagem bastante cara a Assunção Cristas: a promoção dos produtos nacionais. O vestido, com várias peras-rocha foi criado pela estilista portuguesa Katty Xiomara e faz parte de uma coleção especial apresentad­a na Fruit Logistica, certame que aconteceu em fevereiro passado em Berlim e que é considerad­a a maior feira mundial de promoção de frutos e legumes.

“Tudo surgiu por intermédio de uma encomenda feita pela associação Portugal Fresh que queria ter uma coleção que promovesse o país e os seus produtos. Assim nasceram estas peças que têm como inspiração as frutas e os legumes”, começa por explicar Katty Xiomara ao JN. “Na altura da apresentaç­ão das 40 peças criadas para o evento a ministra teve o primeiro contacto com os vestidos e gostou muito”, acrescento­u a estilista nascida na Venezuela, mas a residir em Vila Nova de Gaia. Assunção Cristas gostou tanto das peças que Katty Xiomara decidiu oferecer-lhe quatro exemplares. “Os outros têm uma variedade maior de frutas e há um que é só com kiwis. A ministra deve ter escolhido o seu preferido ou o que achou mais apropriado para a ocasião”, acrescento­u a criadora.

Apesar de o vestido ter causado sensação, quem quiser usar um modelo igual ao de Assunção Cristas não poderá fazê-lo, uma vez que a peça não foi pensada para ser comerciali­zada”. No entanto, a hipótese de produzir os vestidos para venda não é colocada de lado pela estilista portuguesa. “Se as pessoas quiserem os vestidos e a associação quiser avançar, por que não?”, finalizou Katty Xiomara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal