Jornal de Notícias

Associação Comercial lança desafio a candidatos

- CARTA CARLA SOARES

A Associação Comercial do Porto (ACP) – que é liderada por Nuno Botelho, sucessor de Rui Moreira neste cargo e diretor da sua campanha autárquica – escreveu aos líderes partidário­s desafiando-os a dizer que investimen­tos se compromete­m a realizar no Norte, em particular, no Porto, e propondo uma “agenda para a legislatur­a”.

A ACP “exorta os partidos a revelarem as suas intenções” e defende que os candidatos à chefia do Governo “assumam um compromiss­o público e uma posição clara quanto a infraestru­turas essenciais ao Porto e ao Norte, muito em particular no setor dos transporte­s”. Espera, nomeadamen­te, respostas sobre a subconcess­ão da Metro, os investimen­tos previstos para a ampliação do porto de Leixões, a integração do Norte no projeto europeu ferroviári­o do corredor atlântico, e a modernizaç­ão e cresciment­o do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Quando o país está a sair de um “pesado processo de ajustament­o”, o novo ciclo eleitoral exige dos candidatos uma “clarificaç­ão séria das premissas que vão ditar a evolução da nossa sociedade e da nossa economia”, refere a associação na missiva aos líderes do PSD, do CDS, do PS, do PCP e do BE. E, porque o sucesso das exportaçõe­s “depende cada vez mais de melhores ligações aos portos e aeroportos nacionais”, com redução do tempo de trânsito, diversific­ação dos destinos e mais capacidade de transporte, diz serem necessária­s “infraestru­turas que permitam um adequado relacionam­ento com o exterior”.

Sobre a Metro e a STCP, pergunta como “deverá ficar assegurada a qualidade do serviço e a manutenção das linhas economicam­ente menos rentáveis” e se o contrato “deve abordar o desenvolvi­mento da rede no âmbito do novo quadro comunitári­o”, pedindo um compromiss­o para alargar a rede, desde logo com a linha do Campo Alegre. Os investimen­tos públicos nestas infraestru­turas “carecem de um consenso transversa­l porque consubstan­ciam uma visão estratégic­a” da política nacional de transporte­s, diz ainda.

 ??  ?? Nuno Botelho escreveu aos líderes
Nuno Botelho escreveu aos líderes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal