Jornal de Notícias

Segurança Social com saldo positivo

Orçamento Saldo positivo não acontecia há vários anos

- Luís Reis Ribeiro luis.ribeiro@dinheirovi­vo.pt

A Segurança Social pública teve um excedente real de 439 milhões de euros no primeiro semestre, isto é, expurgando as injeções de dinheiro extra do Orçamento do Estado. Era algo que não acontecia há vários anos, diz o Conselho das Finanças Públicas (CFP), liderado por Teodora Cardoso.

Segundo um estudo ontem divulgado, é “uma evolução que é favorável à concretiza­ção do objetivo de um saldo orçamental positivo no final do ano”. Ou seja, se tudo correr como até aqui, a Segurança Social não atrapalhar­á a meta do défice de 2,7% prevista para este ano.

Sem a tal transferên­cia especial do OE, o orçamento da Segurança Social para este ano como um todo “aponta para um saldo positivo de dois milhões de euros”.

“A melhoria da conjuntura económica, que se refletiu na redução do número de desemprega­dos e no aumento do emprego no primeiro semestre do ano, contribuiu para a redução do desequilíb­rio financeiro do Sistema Previdenci­al.”

Este Sistema Previdenci­al é o que paga pensões, subsídio de desemprego, de doença e de parentalid­ade já que “tem uma natureza contributi­va”. A receita de contribuiç­ões e quotizaçõe­s é a sua principal fonte de financiame­nto. O organismo repara, no entanto, que “este saldo não reflete o efeito dos subsídios de férias, quer na receita, quer na despesa”.

Além do excedente previdenci­al (expurgado de transferên­cias do OE), a Segurança Social também consolida o saldo positivo do chamado Sistema de Proteção Social de Cidadania, de base não contributi­va. É aqui que estão prestações da ação social, complement­os sociais, prestações de deficiênci­a, Abono de Família, Complement­o Solidário para Idosos e Rendimento Social de Inserção, por exemplo.

 ??  ?? Corte no número de desemprega­dos melhorou contas da Segurança Social
Corte no número de desemprega­dos melhorou contas da Segurança Social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal