Jornal de Notícias

Teve filho em casa e foi a pé ao médico

Mulher afirma que desconheci­a estar grávida e depois de ter dado à luz na casa de banho ainda foi levar a casa idosa de quem toma conta

- Emília Monteiro locais@jn.pt

Uma mulher de 32 anos, residente em Moimenta, Terras de Bouro, deu ontem à luz, na casa de banho de casa, sem qualquer ajuda, cortando ela mesmo o cordão umbilical. Mãe e filha estão agora internadas no Hospital de Braga e estão “bem”. A bebé terá nascido pouco depois das 11 horas. A mãe estava em casa a cuidar de uma vizinha idosa e terá sentido um “ligeiro mal-estar”. Afirmando desconhece­r que estava grávida, a mulher teve a filha na casa de banho. Depois de embrulhar a bebé num pano, foi a pé durante cerca de um quilómetro levar a idosa de quem cuidava a uma outra casa. Só depois pegou na filha ao colo e, ainda a pé, foi ao centro de saúde local. “Os enfermeiro­s chamaram os bombeiros e a VMER”, disse ao JN António Gonçalves, 39 anos, um dos bombeiros que acompanhar­am mãe e filha ao Hospital de Braga.

O único problema num parto que parecia perfeito foi o corte do cordão que, por falta de formação da mãe, foi realizado de forma incorreta, causando “pequenas hemorragia­s à bebé”. A menina é a primeira filha da mulher que vive com a mãe e toma conta de idosos.

De acordo com conhecidos, a explicação dada pela parturient­e de que desconheci­a o parto, “pode ser verdade”. “Ela é um bocado forte e, aqui na terra, ninguém percebeu que ela estava grávida. Parecia que ela tinha engordado mais um bocadito”, afirmou um amigo da família.

Chama-se Rosa Durante a viagem até ao Hospital de Braga, os bombeiros batizaram a menina de Rosa. “É uma menina muita bonita, tão bonita como uma rosa”, referiu António Gonçalves. A mãe gostou e prometeu batizá-la com esse nome. Na ambulância, até surgiram candidatos a padrinhos.

Contactada pelo JN, a mulher pediu para não ser identifica­da embora reconheça que é uma situação invulgar. Se tudo correr como o previsto, mãe e filha deverão ter alta nos próximos dias. A menina será bem vinda a Moimenta, uma terra onde nascem poucas crianças. E Rosa nasceu mesmo em Moimenta, numa casa de banho apenas com a ajuda da mãe.

 ??  ?? Sandra Oliveira e António Gonçalves levaram mãe da criança ao hospital
Sandra Oliveira e António Gonçalves levaram mãe da criança ao hospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal