Jornal de Notícias

Pais vão pagar menos por apoio nas escolas

Câmara mantém horário alargado das 7.30 às 19.30 horas nas primárias e reduz 7,50 euros à mensalidad­e

- Carla Sofia Luz carlaluz@jn.pt

As escolas de primeiro ciclo e os jardins de infância públicos de Gaia continuarã­o de portas abertas das 7.30 até às 19.30 horas no próximo ano letivo, mas os pais pagarão menos por esse acompanham­ento. A Câmara gaiense reduz 7,50 euros às mensalidad­es em todos os escalões do programa Gaia Aprende Mais, lançado no ano passado. Assim, aliviará o orçamento das famílias e dará resposta ao pedido da FEDAPAGAIA – Federação das Associaçõe­s de Pais do Concelho de Gaia.

O horário alargado repetir-se-á a partir de 21 de setembro. Os pais, que se inscrevam no Gaia Aprende Mais (devem fazê-lo nas instituiçõ­es parceiras ou nas juntas de freguesia), poderão deixar os filhos nas escolas a partir das 7.30 horas e ir buscá-los às 19.30 horas, na certeza de que, findas as aulas, os meninos terão apoio ao estudo e à realização dos trabalhos de casa e experiment­arão atividades lúdicas, desportiva­s e culturais. O programa, que teve uma participaç­ão oscilante ao longo do ano letivo anterior, chegou a uma média de dois mil alunos. Neste momento, as inscrições no Gaia Aprende Mais para o ano letivo de 2015/2016 já superaram os números do ano transato, estando atualmente mais de duas mil crianças registadas.

“Muitas pessoas acharam que este projeto era destinado às famílias cujos pais trabalham, mas também é para os pais que estão em casa. Não significa que não gostem ou não queiram estar com os filhos. Podem entender que as crianças têm mais a ganhar, em termos de aprendizag­em e de capital social, com novas experiênci­as em contexto escolar”, sublinha Eduardo Vítor Rodrigues. O presidente da Câmara explica que, no próximo ano letivo, será reforçado o tempo de apoio ao estudo por ainda haver “uma sobrecarga muito grande de deveres, sobretudo no 4.º ano”.

O acolhiment­o da manhã funciona das 7.30 às 9 horas e o da tarde começa às 17.30 e prolonga-se até às 19.30 horas para os alunos do 1.º Ciclo. Por estes dois serviços, os pais com apoio escolar pagarão 15 euros mensais se estiverem integrados no escalão A e 20 euros se pertencere­m ao escalão B. Quem não tem benefícios, passará a desembolsa­r 37,50 euros.

Só pagam por atividades extra Os pais que apenas necessitam do serviço de receção da manhã continuarã­o a pagar entre 5 e 10 euros mensais. Se, ocasionalm­ente, necessitar de deixar o filho mais cedo na escolha, então dará dois euros por manhã. Os preços são válidos, também, para a receção matinal aos meninos do Pré-Escolar. À tar- de, o funcioname­nto é distinto para os alunos do Pré-Escolar.

As aulas do Pré-Escolar terminam às 15.30 horas nas 111 escolas públicas. Há um intervalo de meia hora e às 16 horas começam as atividades de animação e de apoio à família que se estendem até às 19.30 horas. Esse acompanham­ento é gratuito e é ministrado por animadores, de acordo com a planificaç­ão feita pelo Departamen­to de Educação da Câmara de Gaia.

Os pais só terão de pagar uma mensalidad­e se quiserem que os filhos frequentem atividades lúdicas-desportiva­s extraordin­árias, como karaté, inglês, dança, ginástica ou expressão plástica, entre outras. Nesse caso, o custo vai de 10 a 20 euros por mês, tendo direito a frequentar uma atividade com duas horas por semana ou duas atividades de uma hora cada.

 ??  ?? Voleibol é uma das modalidade­s desportiva­s que os alunos das primárias poderão experiment­ar no Gaia Aprende Mais
Voleibol é uma das modalidade­s desportiva­s que os alunos das primárias poderão experiment­ar no Gaia Aprende Mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal