Jornal de Notícias

Futuro de Casillas começa hoje em Kiev

- Norberto A. Lopes em Kiev norberto.a.lopes@jn.pt

Logo à noite, Casillas vai viver um jogo especial. Estreia-se pelo F. C. Porto na Liga dos Campeões frente ao Dínamo de Kiev e num recinto carregado de significad­o e de boas memórias. Foi no Estádio Olímpico de Kiev que o guarda-redes se sagrou campeão europeu pela seleção espanhola, em 2012, num jogo marcado por uma goleada épica à Itália (4-0) e arbitrado pelo agora presidente da Liga, Pedro Proença. O passado jamais será apagado, como símbolo enorme do Real Madrid, mas o futuro começa hoje, e logo na prova que o ajudou a ser um dos nomes mais respeitado­s do futebol mundial.

Porque Casillas e a Champions combinam bem. Basta analisar a história para se perceber como o espanhol se tornou no guarda-redes mais jovem de sempre a jogar a final da competição, quando mediu forças com o Valência quatro dias depois de completar 19 anos. Também basta olhar para trás para se entender como foi decisivo na final de 2002, com o Bayer Leverkusen, ao entrar a 20 minutos do fim para o lugar do lesionado César e assinar um punhado de defesas que seguraram o 2-1 final. Foi determinan­te no título europeu do Real Madrid e abriu as portas do estrelato nesse jogo-chave.

Hoje, tudo será diferente. “Vai ser estranho vê-lo jogar a Champions por outro clube. Casillas continua a ser um dos melhores guarda-redes do Mundo e vai trazer experiênci­a e personalid­ade ao F. C. Porto”, explica, ao JN, Buyo, antigo guarda-redes do Real Madrid. “Ele representa muito para nós como capitão da seleção e o F. C. Porto vai passar a ter muitos seguidores em Espanha. Espero que tenha uma boa estreia europeia e sucesso no novo clube. Tu, Iker, continuas a ser um dos melhores do Mundo”. Agora, a fechar a baliza do Dragão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal