Jornal de Notícias

Lopetegui moldou o dragão à sua imagem

Bom início de época tem a marca do treinador basco, que contratou 20 dos 25 jogadores do atual plantel dos dragões

- Nuno A. Amaral nuno.a.amaral@jn.pt

Depois de uma época sem títulos, o F. C. Porto está a começar bem o segundo ano sob a orientação de Julen Lopetegui, com uma equipa moldada por completo à imagem do treinador, que lidera o campeonato ao fim de cinco jornadas, em igualdade com o Sporting e quatro pontos à frente do Benfica.

A vitória de domingo passado sobre as águias (1-0), a primeira que Lopetegui conseguiu sobre o grande rival da Luz, foi obtida com um onze em que apenas um jogador (Maicon) já estava no plantel antes de o técnico ter chegado ao Dragão, em maio de 2014. No restante lote de titulares, Casillas, Maxi, Marcano, Layún, Imbula, André André, Brahimi, Aboubakar e Corona foram contratado­s na era do basco, sendo que Rúben Neves, apesar de ser um produto da formação portista, foi promovido ao plantel principal pelo atual treinador.

Um olhar pela lista de 25 jogadores com que o F. C. Porto atacou este início de temporada permite concluir que apenas cinco já estavam no clube antes de Lopetegui ter sido contratado (Helton, Maicon, Rúben Neves, Herrera e Varela). Os outros 20 são escolhas do treinador, ou pelo menos tiveram o aval do próprio, com um custo global a rondar os 50 milhões de euros em contrataçõ­es, sem contar com os jogadores livres (Casillas e Maxi, por exemplo) e que também implicaram um investimen­to forte por parte da SAD, ou com as Adrián e Hernâni, que já saíram do plantel.

Em sentido contrário, apesar de não ter conquistad­o troféus na época passada, Lopetegui contribuiu para um verão farto em encaixes de vulto para os cofres portistas, recheados com os 100 milhões proporcion­ados pelas transferên­cias de Danilo (Real Madrid), Alex Sandro (Juventus) ou Jackson Martínez (Atlético de Madrid).

Os resultados deste princípio de temporada, com destaque para o triunfo no clássico de domingo, estão a servir para aliviar um pouco a pressão sobre o treinador, obrigado a ganhar para acabar com a desconfian­ça dos adeptos, posta ao rubro com o final penoso da época passada, apesar de ter perdido mais de meia equipa titular.

Até agora, na Liga portuguesa, os dragões venceram quatro jogos (V. Guimarães, Estoril, Arouca e Benfica) e empataram um (Marítimo), apresentan­do a melhor defesa do campeonato e o terceiro melhor ataque. Na fase de grupos da Champions, estrearam-se com uma igualdade em Kiev (2-2), que não foi vitória devido a um polémico golo sofrido nos últimos instantes, preparando-se para um teste de fogo na próxima semana, com a receção ao Chelsea. Antes, defendem a liderança interna, já depois de amanhã, com uma visita ao Moreirense (20.30 horas, SportTV1).

Onze inicial do clássico teve 9 contrataçõ­es do técnico basco

 ??  ??
 ??  ?? INFOGRAFIA JN
INFOGRAFIA JN
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal