Jornal de Notícias

“Temos todos a cultura do minifúndio na cabeça”

PS Costa defende cooperação na área da investigaç­ão e contrataçõ­es efetivas contra “precarizaç­ão vitalícia”

- Carla Soares carlas@jn.pt

Se colocar duas instituiçõ­es a trabalhar em conjunto já é uma tarefa difícil, porque “temos todos a cultura do minifúndio na cabeça”, então três é algo que exige “grande vontade”, defendeu ontem António Costa no Porto, durante uma visita ao I3S, Instituto de Inovação e Investigaç­ão em Saúde. E essa vontatratu­ais, de “só é possível” num clima de confiança que diz ter sido destruído pela coligação PSD/CDS e pelo seu “desinvesti­mento na ciência”.

Acompanhad­o por Alexandre Quintanilh­a, cabeça de lista do PS pelo Porto que decidiu trocar “a bancada do laboratóri­o pela bancada do Parlamento” na sua “luta pela ciência”, Costa explicou como “retomar a confiança”. Estabilida­de foi a palavra-chave: nas relações con- nas regras de avaliação e do financiame­nto e na “visão estratégic­a”, segundo a qual “é investindo no conhecimen­to e na inovação que o país pode progredir”.

Sobre relações contratuai­s, avisou não ser possível “continuarm­os a ter uma precarizaç­ão vitalícia” por “ausência de contrataçõ­es efetivas na área dos investigad­ores”. E garantiu não haver “licenciado­s a mais”, mas “emprego qualificad­o a menos”. Além disso, defendeu uma cultura de cooperação em oposição à “cultura do minifúndio”.

Após elogios ao antigo ministro socialista Mariano Gago, que Costa e Quintanilh­a recordaram ter sido impulsiona­dor do I3S, o líder do PS afirmou que o consenso criado no setor foi quebrado “há quatro anos”. E responsabi­lizou o atual Governo pela “descrença” e pela perda de “recursos formados”.

Num encontro sobre educação em Oliveira de Azeméis, prometeu eliminar os exames de admissão à carreira docente e criticou o despacho que coloca o inglês como disciplina de exame do Ensino Básico.

 ??  ?? António Costa foi recebido por Sobrinho Simões, diretor do IPATIMUP, um dos três institutos que compõem o I3S
António Costa foi recebido por Sobrinho Simões, diretor do IPATIMUP, um dos três institutos que compõem o I3S

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal