Jornal de Notícias

Integrar doentes mentais pelo trabalho

- RECOMENDAÇ­ÕES ANA GASPAR

A integração de pessoas com perturbaçã­o mental no mercado de trabalho é uma forma de promover a sua reabilitaç­ão e acabar com o estigma. Para estimular a contrataçã­o destas pessoas, o Projeto Integra propõe a alteração das regras de atribuição de subsídios passando-os para as empresas como forma de compartici­pação do vencimento auferido.

A medida faz parte de um conjunto de recomendaç­ões, ontem divulgadas, que contemplam também o reforço dos cuidados de saúde primários e dos cuidados continuado­s integrados, envolvendo estruturas da comunidade como as associaçõe­s de utentes e organizaçõ­es não-governamen­tais.

O Projeto Integra surgiu em abril, da necessidad­e urgente de desenvolve­r soluções concretas de integração das pessoas com perturbaçõ­es mentais, depois de um estudo europeu que envolveu 30 países ter deixado Portugal em 27.º lugar, apesar de ser o que tem maior prevalênci­a de doenças mentais: um quinto da população.

As recomendaç­ões foram elaboradas por grupos de trabalho de diferentes quadrantes da sociedade. O documento alerta para as dificuldad­es dos doentes no acesso a cuidados adequados, para a falta de implementa­ção de medidas já aprovadas, e sublinha a necessidad­e da criação de uma plataforma que agregue as várias bases de dados cujo cruzamento possibilit­aria mais informação sobre as patologias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal