Jornal de Notícias

Crédito com mais incumprime­nto

- CONSUMO EDUARDA FROMMHOLD

O número de contratos de crédito à habitação e ao consumo em incumprime­nto aumentou 5% no primeiro semestre deste ano face ao último semestre do ano passado, segundo dados ontem divulgados pelo Banco de Portugal.

De acordo com a Sinopse de Atividades de Supervisão Comportame­ntal do banco central, as instituiçõ­es de crédito iniciaram, entre janeiro e junho, 365.091 processos de Procedimen­to Extrajudic­ial de Regulariza­ção de Situações de Incumprime­nto (PERSI).

Nesse período, verificou-se um aumento dos processos de PERSI concluídos com a regulariza­ção do incumprime­nto no segmento do crédito à habitação e outros créditos hipotecári­os, de 59% para 62,9%, enquanto em relação ao crédito ao consumo se registou uma queda de 44,9% para 38,4%. A maioria dos processos (94%) foi regulariza­da com o pagamento dos montantes em mora, tendo a renegociaç­ão continuado a ser “o principal procedimen­to utilizado numa situação de acordo entre as partes”, refere o documento.

O regime extraordin­ário de regulariza­ção criado para o crédito à habitação em caso de desemprego, por exemplo, recebeu apenas 295 requerimen­tos, menos 16,2% do que no último semestre do ano passado. Destes, 221 processos foram indeferido­s (75%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal