Jornal de Notícias

Dupla burlou 230 com falsos empregos

Porto Vítimas pagaram para emigrar mas nunca saíram do país. Prometidos salários de 3500 euros

- Nuno Miguel Maia nunomm@jn.pt

Os anúncios de emprego eram aliciantes: trabalho no estrangeir­o, com ordenados acima de 3500 euros e garantia de pagamento de despesas de alimentaçã­o, alojamento e viagens. Mas tudo não passava de uma farsa que serviu para ludibriar 230 pessoas. Acusados pelo Ministério Público do Porto são um homem e a uma mulher por crimes de burla relativa a trabalho.

Segundo a Procurador­ia Geral Distrital do Porto, os factos acontecera­m entre dezembro de 2012 e janeiro do ano passado. O alegado estratagem­a de burla passava pela publicação de anúncios destinados a recrutar trabalhado­res para postos de trabalho no estrangeir­o. As pessoas – maioria delas desemprega­das – eram aliciadas sobretudo pelos salários generosos que alegadamen­te iriam ser pagos no âmbito dos contratos.

Porém, os candidatos que respondiam aos anúncios tinham de se submeter a um suposto processo de contrataçã­o. Neste contexto, deveriam entregar à dupla os seus elementos de identifica­ção, passaporte e número de identifica­ção fiscal. Mais importante: tinham de entregar uma quantia cujo destino seria o pagamento do visto de entrada nos países estrangeir­os, para onde iriam trabalhar.

Os candidatos não viram problema em entregar o dinheiro, porque desejavam o trabalho. Só mais tarde percebiam que, afinal, não havia empregos para ninguém e nunca saíram de Portugal.

Com este estratagem­a, descrito na acusação do Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal do Ministério Público do Porto, o homem e a mulher lograram apoderar-se de mais de 22 mil euros, de 230 pessoas, destinados aos custos administra­tivos dos vistos que, afinal, não existiam.

 ??  ?? DIAP do Porto acusou duo por burla
DIAP do Porto acusou duo por burla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal