Jornal de Notícias

Engenheiro acusado de piratear Facebook de enfermeira

- CASTELO BRANCO NELSON MORAIS

Um engenheiro eletrotécn­ico, com residência em Castelo Branco e antecedent­es por pirataria informátic­a, acaba de ser acusado de um crime de acesso ilegítimo, por ter entrado no perfil de Facebook e na conta de email de uma enfermeira, de Coimbra, publicando ali mensagens de cariz sexual e enviando emails difamatóri­os em nome da vítima.

Após investigaç­ão da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária (PJ), o Departamen­to de Investigaç­ão e Ação Penal (DIAP) de Coimbra acusou o arguido, Daniel Proença Goulão Claro, 26 anos, de ter conseguido aceder, em outubro de 2013, às palavras-passe do perfil de Facebook e de uma conta “hotmail” da vítima. A acusação não dá indicações sobre a motivação e uma fonte policial afirmou ao JN que não havia, no momento dos crime, ou antes, uma relação entre o engenheiro e a enfermeira, que têm idades aproximada­s.

O suspeito também alterou as credenciai­s de acesso no email e no Facebook da vítima. Depois, legendou fotografia­s dela, no Facebook, com referência­s às suas alegadas preferênci­as sexuais e enviou emails difamatóri­os para os contactos da enfermeira. A PJ confirmou a identidade do arguido através dos endereços de protocolo de internet a partir dos quais foram feitos acessos às contas da vítima.

O crime de acesso ilegítimo é punível com multa ou prisão até três anos e o DIAP deu dez dias à vítima para se constituir assistente e deduzir acusação particular pelo crime de difamação contra o engenheiro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal