Jornal de Notícias

Violência doméstica deu cadeia

- LOUSADA ROBERTO BESSA MOREIRA

Foi mandado para a cadeia um homem, de 53 anos, condenado a três anos de prisão, em maio passado, pelo crime de violência doméstica sobre a mulher. Não abandonou a casa onde viviam, em Lousada, nem respeitou a proibição de a contactar, condições impostas pelo tribunal para lhe conceder a suspensão a execução da pena.

No próprio dia em que conheceu a sentença, o condenado regressou a habitação e voltou a insultar, ameaçar e a agredir a companheir­a. Chegou, inclusive, a usar um machado para a amedrontar. Ela, temendo pela vida, pediu, mais uma vez, a ajuda da GNR.

Uma patrulha dirigiu-se ao local, mas como a Guarda ainda não tinha sido notificada da decisão judicial que proibia o agressor de contactar a esposa e de viver na mesma casa não o deteve. Assim, ao longo dos últimos três meses, o cenário de terror manteve-se. Sem ter onde se refugiar, a mulher continuou a ser maltratada.

Tudo terminou ontem, quando elementos do Núcleo de Investigaç­ão e Apoio a Vítimas Específica­s do Destacamen­to de Penafiel da GNR, cumpriram um mandado judicial e detiveram o indivíduo, tendo realizado buscas na casa de Lousada.

Presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Marco de Canaveses, o detido foi encaminhad­o de imediato para a prisão de Custóias, onde começará já a cumprir os três anos de prisão a que havia sido condenado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal