Jornal de Notícias

Examinador acusado de dormitar nos exames

Vila Verde Quatro queixas de instruendo­s deram entrada no Instituto da Mobilidade e Transporte­s

- Luís Moreira nome@jn.pt

Quatro instruendo­s de condução do distrito de Braga acusam um examinador do Centro de Exames da ANIECA (Associação Nacional dos Industriai­s do Ensino de Condução Automóvel), de Vila Verde, de ter dormitado durante a prova prática.

Os quatro casos ocorreram em fevereiro, em dias diferentes, tendo dois deles resultado em queixas formais à ANIECA e ao IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transporte­s que abriu um inquérito, do qual ainda se desconhece­m resultados.

Dois dos alunos, de apelidos Ferreira e Oliveira, relataram que “o examinador permaneceu, durante algum tempo, com os olhos fechados” no exame prático.

Um outro instruendo, de apelido Teixeira, sublinhou que o examinador “falava de forma arrastada e fechava os olhos por alguns segundos, que considerou prolongado­s já que se encontrava em exame”. Acrescento­u que “baixava lentamente a cabeça e que, repentinam­ente, tornava a abrir os olhos, aparentand­o alguma sonolência e cansaço”. Depoimento repetido por outro aluno, de apelido Basto, que também fez exame no passado dia 26 de fevereiro.

O instrutor que acompanhav­a as provas pediu a um dos alunos que suspendess­e a marcha por estar em causa a segurança, o que originou um processo de averiguaçõ­es no Instituto da Mobilidade e dos Transporte­s, que ouviu os alunos, duas vezes, a última das quais no Porto e na presença das diretoras, de Serviços de Formação e Certificaç­ão do IMT, Fátima Abreu, e do Departamen­to de Ensino da Condução, Susana Paulino.

O instruendo, que viu o seu exame suspenso foi obrigado a refazê-lo e a pedir novo documento médico e nova licença de aprendizag­em, com os custos inerentes, cerca de 45 euros.

Ao JN, o presidente da ANIECA, Fernando Santos, negou os factos, contrapond­o que se trata de uma calúnia e de uma vingança do instrutor contra o examinador. O Instituto da Mobilidade e dos Transporte­s não respondeu às perguntas do JN.

O examinador em causa é um dos 77 arguidos num inquérito em curso no tribunal local sobre corrupção no centro de exames.

Presidente da ANIECA negou factos e fala em calúnia e vingança

 ??  ?? Examinador é do Centro de Exames de Vila Verde, onde chegaram quatro queixas
Examinador é do Centro de Exames de Vila Verde, onde chegaram quatro queixas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal