Jornal de Notícias

“As mil e uma noites” visto por 106 mil pessoas

Segundo volume da trilogia de Miguel Gomes estreia hoje

- João Antunes cultura@ jn.pt

Nas últimas semanas tem-se assistido a uma discussão sobre os caminhos do cinema português, partindo de uma análise dos resultados de bilheteira de “O Pátio das Cantigas” e dos três volumes de “As mil e uma noites”. É como se estivéssem­os perante um “derby”: de um lado o cinema feito para o povo, com clara viabilidad­e comercial, e do outro o cinema intelectua­l, que, bizarramen­te, poucos estão a ver.

Os números do Instituto de Cinema e Audiovisua­l, relativos à semana de 10 a 16, dizem que 576 mil espectador­es já viram a comédia de Leonel Vieira – a receita será de 3 milhões de euros –, que não teve apoios públicos. Sem fazer juízos de valor sobre o trabalho de Vieira, a verdade é que o filme não será exibido em nenhum festival de cinema e a sua capacidade de penetração no estrangeir­o, dada a especifici­dade do seu humor, é reduzida, para não dizer nula.

Do “outro lado” está o tríptico de Miguel Gomes, que contou com subsídio do ICA – o apoio deriva da percentage­m das receitas da TV, nada custando aos contribuin­tes. Segundo o produtor, o 1.º volume de “As mil e uma noites” foi visto por 15 mil espectador­es em Portugal, mas, somando-se os vários países em que estreou, já fez 106 mil espectador­es. E, além dos prémios que ganha em festivais estrangeir­os, a sua vida “comercial” ainda vai no início...

França é o país em que o “opus” de Miguel Gomes é mais popular: o 1.º volume vai na 14ª semana de exibição e soma 53 mil espectador­es, o 2.º foi visto por 22 mil em 8 semanas e o 3.º fez 12 mil em quatro semanas, diz o distribuid­or francês Shellac.

A Match Factory, vendedor internacio­nal do filme, contabiliz­a 976 entradas na Estónia para o 1.º volume, enquanto a Box Production­s, coprodutor suíço, informa que o primeiro filme fez à volta de mil espectador­es na primeira semana de exibição. Entre- tanto, “As mil e uma noites” estreará no Brasil a 12 de Novembro, e vai chegar, até ao fim do ano, à Áustria, Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Reino Unido e Alemanha.

Em 2016, o ciclo continua, com a chegada às salas de Espanha já garantida em Janeiro, seguindo-se o Canadá, Roménia, Islândia, Hungria, Sérvia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Grécia, Polónia e Lituânia. E, ainda segundo informaçõe­s do produtor, a trilogia de Miguel Gomes está em negociaçõe­s para distribuiç­ão em Itália, Turquia, México, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Taiwan, Austrália e Japão.

 ??  ??
 ??  ?? “As mil e uma noite - Volume 2 - O Desolado” já foi visto em França por 22 mil pessoas
“As mil e uma noite - Volume 2 - O Desolado” já foi visto em França por 22 mil pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal