Jornal de Notícias

De leõezinhos a temíveis panteras

- ANA TULHA

Um jogou de verde e branco desde que, ainda com palmo e meio (ver equipament­o largueirão na foto da esquerda), se perdeu de amores pela bola, o outro começou no Fornos de Algodres, clube da terra, mas convenceu nas captações e não tardou a mudar-se para a Academia de Alcochete: outrora leõezinhos de gema, Afonso Figueiredo e Luisinho são hoje duas das principais figuras da pantera, e, depois de amanhã, batem-se contra o clube que os viu crescer.

Protagonis­tas, desde o início da época, de uma proveitosa parceria no corredor esquerdo dos axadrezado­s, a eles, a baixa estatura (1,70 metros) não os incomoda – não disseram um dia que os homens (e os jogadores) não se medem aos palmos? Pelo contrário: compensam-na com rapidez, técnica e boa leitura de jogo.

Aliás, diz quem os orientou, ainda petizes (em épocas diferentes, visto que Afonso tem 22 anos e Luisinho 25), que estes foram atributos revelados desde cedo. “O Afonso sempre foi um jogador irreverent­e, rápido e tecnicista, com um drible

Treino noturno de habituação à luz artificial

Os responsáve­is axadrezado­s decidiram mudar o horário do treino de ontem, inicialmen­te previsto para o meio da tarde. É que como a partida frente ao Sporting, depois de amanhã, decorrerá em horário noturno (20.45 horas), a equipa técnica optou por adiar a sessão, para que os jogadores se possam familiariz­ar com a luz artificial.

Juiz de má memória

Desde que regressou ao escalão principal, o Boavista não se tem dado bem em jogos arbitrados por Artur Soares DIas. Na última época, o juiz portuense apitou dois dos jogos dos axadrezado­s e a pantera perdeu ambos: em outubro, fora, com o V. Guimarães (3-0) e, em abril, em casa, frente ao Marítimo (0-2).

Desafiar favoritism­o

No Bessa, ninguém tem dúvidas que o favoritism­o recai sobre a formação leonina. Isso mesmo foi assumido por Zé Manuel, ele que na última época até marcou aos leões, na derrota por 2-1, em Alvalade. “O Sporting é candidato ao título e isso diz tudo, mas iremos tentar contrariar o seu natural favoritism­o”, disse. curto e bom no cruzamento. Apesar da estatura, também jogava bem da cabeça. Já na altura dava tudo em campo. Como começou no râguebi, trouxe aquela disponibil­idade total”, partilhou, com o JN, Luís Gonçalves, treinador do lateral nos sub-15 dos leões.

De Luisinho, recorda um canto direto que resolveu um jogo frente ao Entroncame­nto, mas não só. “Sempre teve bons pormenores e um recorte técnico muito elevado. Era muito forte no um contra um, muito imprevisív­el”, salienta, frisando o facto de ambos serem “muito inteligent­es na leitura do jogo”.

Ainda assim, desde o tempo em que os orientou, reconhece-lhes evoluções assinaláve­is, que passam pelas melhorias a nível defensivo, no caso de Afonso (o que nem surpreende, dado que na altura jogava como extremo), e por uma maior regularida­de no caso de Luisinho.

E afinal, esta dupla que cresceu com ADN de leão, e que hoje é imagem de marca de uma pantera aguerrida e raçuda, pode ser uma dor de cabeça para Jesus? “Claro que sim”, responde, taxativo, Luís Gonçalves.

 ??  ?? Luisinho foi viver para a Academia de Alcochete aos 13 anos
Luisinho foi viver para a Academia de Alcochete aos 13 anos
 ??  ?? Afonso Figueiredo começou a jogar no Sporting aos 10 anos
Afonso Figueiredo começou a jogar no Sporting aos 10 anos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal