Jornal de Notícias

Águias de Eiriz viveu nova aflição

A. F. Porto Depois de Jardel ter caído inanimado em campo, João Costa foi atingido por uma bolada e salvo por bombeiros

- ROBERTO BESSA MOREIRA

João Costa tinha, aos 18 anos, o sonho de qualquer jovem futebolist­a: o de representa­r a equipa sénior do seu clube. No domingo, o médio, ainda com idade de júnior, cumpriu o desejo de entrar em campo com o símbolo do Águias de Eiriz ao peito e foi um dos 22 jogadores que alinharam de início no jogo que opôs a formação de Paços de Ferreira ao Sobrosa, a contar para a jornada inaugural do Campeonato da 1ª Divisão da Associação do Futebol do Porto.

O sonho realizava-se, mas depressa virou pesadelo. Aos 27 minutos da partida, João Costa foi atingido violentame­nte na cabeça pela bola rematada por um adversário. Perdeu os sentidos e esteve quase uma hora a ser reanimado pelos Bombeiros de Paredes e pela equipa da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Santo Tirso. “Dizem que a bola vinha com muita força, mas eu não me lembro sequer da jogada. Só tenho recordação de acordar na ambulância”, garante o jovem.

João foi encaminhad­o diretament­e para o Hospital São João, no Porto, onde foi sujeito a uma bateria de exames que afastaram o receio de uma lesão grave. “Tive alta médica nessa noite e o médico disse-me para não jogar esta semana. Mas amanhã [hoje] já vou começar com os treinos físicos”, refere. “Fiquei com um pouco de medo, mas o que aconteceu são coisas do futebol. Não posso baixar os braços”, acrescenta.

E, de facto, João Costa é um lutador. Depois de começar a jogar no clube da terra, deu o salto para o Freamunde. Aí, jogou uma época, mas uma doença obrigou-o a ser operado aos pés e a desistir de jogar à bola. O menino, então com 14 anos, não se deixou abater e, na temporada seguinte, regressou ao Águias de Eiriz para lutar pelo sonho de se transforma­r num jogador de futebol profission­al.

 ??  ?? João Costa regressa em breve aos treinos, depois de ter apanhado um valente susto
João Costa regressa em breve aos treinos, depois de ter apanhado um valente susto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal