Jornal de Notícias

Garagens alagadas ao fim de quatro dias

Coimbra Alguns materiais já não são colocados ao alcance da água por prevenção

- João Pedro Campos locais@jn.pt

dias depois das cheias no Mondego, ainda é muito o trabalho de moradores das ruas próximas do rio em Coimbra. Ainda há garagens alagadas e as limpezas deverão continuar nos próximos dias, num procedimen­to que os moraaltura”, dores da zona consideram habitual em altura de chuvas intensas.

Júlio Vaz Silva vive em Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego, há 23 anos. Já perdeu a conta à quantidade de vezes que a água lhe entrou pelas garagens. “Nem sei. E esta vez nem foi das piores. Já houve uma cheia em que tivemos a água a metro e meio de recorda. Ontem o dia de Júlio foi passado, na companhia da mulher, a limpar a garagem, numa prática que tem feito nos últimos quatro dias. Os prejuízos não estão calculados, mas não são muito elevados. “Felizmente, fomos avisados a tempo, mas há outros vizinhos que não tiveram a mesma sorte”, aponta.

Para o morador, o problema é a quantidade de areia acumulada no rio. “É preciso desassorea­r o Mondego. Nós aqui estamos ao nível do rio e quando começa a encher temos este problema”, conta.

Moradores prevenidos

Uns metros à frente, Conceição Vaz tenta limpar a lama que tem à porta da garagem, numa casa de onde saiu em 2010. “Vivi aqui 15 anos, mas como ainda não consegui vender a casa, tenho de tratar dela”, revela. O cenário que encontrou no início da semana é semelhante ao que já tinha visto em anos anteriores. A água chegou a ter cerca de 30 centímetro­s de altura e deixou a zona envolvente enlameada.

“O meu marido é taxista e estava perto do rio na segunda-feira. Disse que o caudal subiu muito de repente”, afirma Conceição, completand­o que a sarjeta que se encontra à porta da garagem está entupida. “A água não desce”, aponta.

Esta não foi, no entanto, a pior situação que Conceição Vaz viveu em Santa Clara. Em 2001, a água chegou a subir mais de um metro, e mesmo em 2014 teve um palmo de água na garagem. Por uma questão de prevenção, já não tem material muito caro em zonas baixas da garagem, optando por colocar nas prateleira­s mais altas. O carro também costuma ser estacionad­o na rua.

 ??  ?? Ainda são bem visíveis as marcas das cheias em Santa Clara
Ainda são bem visíveis as marcas das cheias em Santa Clara
 ??  ?? Limpezas na garagem de Júlio Silva duram há quatro dias e vão continuar
Limpezas na garagem de Júlio Silva duram há quatro dias e vão continuar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal